Lourenço Filho 151 152

Ciências 2024: Galáxias,  Estrelas e Planetas

Hoje já sabemos: os humanos gostam de olhar para o céu! 

Você já se perguntou "POR QUE"? 

Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:

1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?

2. Em que os NAVAJOS acreditavam?

3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?

4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?

5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:

6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a  LUZ demora pra chegar na Terra? 

7.Qual é a velocidade da luz no vácuo?  8. O que é ANO-LUZ?

9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?

https://starwalk.space/pt/infographics/star-life-cycle

Fatos rápidos sobre o Sol

  • Nome oficial: Sol
  • Nomes alternativos: Sol, Hélio
  • Designações de catálogo: Nenhuma
  • Tipo de estrela: anã amarela
  • Magnitude aparente: -26.74
  • Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
  • Luminosidade: 3.828×10²⁶ W  .  Raio: 695.700 km
  • Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
  • Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos 
  • Distância da Terra: 149 milhões km 
  • Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
  • Que tipo de estrela é o Sol?

O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.

Qual o tamanho do Sol?

O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.

Quão quente é o Sol?

A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.

As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.

Camadas do Sol

Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.

Camadas internas:

  • Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
  • Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
  • Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.

Camadas externas:

  • Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
  • Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
  • Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
  • Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.

Atividade Remota- 25-10-24

Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima 

Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163

1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?

2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?

3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?

4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:

5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.

6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula

Rio, 16.10.24   quarta - (Continuação)

Problematização:

1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.

2. O que é o SOLSTÍCIO?

3. O que é o EQUINÓCIO?

4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)

5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)

Rio, 21.10.24 segunda-feira 

Problematizando....

1. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?

Rio, 23.10.24 

3. Quais são as fases da LUA?

4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:

5. Qual é o perigo de um eclipse solar?

6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:

7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?

8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:


VAMPIRAS DE AMORES

Ciências 2024

Gabarito prova da 3º Bimestre - 7º ANO (SETEMBRO/2024)


Escola Municipal Marc Ferrez – 7º ANO – TURMA 170___ - SME/RJ 

Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca - Data:___


Cartão Resposta:

1. (B)

2. (B)

3. (B)

4. (B)

5. (B)

6. (B)

7. (B)

8. (B)

9. (B)

10. (B)

 

11. ( X) Falso  (  ) Verdadeiro

12. (  ) Falso  ( X ) Verdadeiro

13. (X) Falso  (  ) Verdadeiro

14. (  ) Falso  ( X) Verdadeiro

15. ( X) Falso  (   ) Verdadeiro

 

16. Letra (  A ) > Nº (  2 )

      Letra (  B ) > Nº (  1  )

      Letra (  C ) > Nº (  3  )

 

17. Letra (  A ) > Nº (  3  )

      Letra (  B ) > Nº (  2  )

      Letra (  C ) > Nº ( 1  )

 

18. Letra (  A  ) > Nº (  4  )

      Letra (  B  ) > Nº (  2  )

      Letra (  C  ) > Nº (  1  )

      Letra (  D  ) > Nº (  3  )

 

19. Letra ( A ) > Nº (  1  )

      Letra (  B ) > Nº (  2 )

      Letra (  C ) > Nº (  3 )

 

20. Letra (  A ) > Nº (  1  )

      Letra (  B ) > Nº (  2 )

      Letra (  C  ) > Nº ( 3  )

 

21. Esquematizar a TORRE de Densidade e o Arco-íris de DENSIDADE no verso do cartão resposta:

 


Respostas das questões discursivas:

22. Separação de Misturas:
Se você misturar sal em água e areia, qual método de separação de misturas seria mais adequado para recuperar o sal?

Peneiração? Filtração e evaporação? Destilação simples? Ou Decantação?

Porque:
A mistura de sal, água e areia pode ser separada usando filtração e evaporação. Primeiro, a filtração é usada para separar a areia, já que ela é insolúvel na água. Depois, a evaporação é aplicada para separar o sal dissolvido na água, pois a água evapora e o sal permanece.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Imagine uma mistura de água salgada com areia de praia. Filtrando a areia e depois evaporando a água, o sal será recuperado.


23. Densidade e Flutuação:
Um objeto tem densidade de 0,8 g/cm³. Ele flutuará ou afundará ou ficará em suspensão na água?

Flutuará? Afundará? Ou Ficará em suspensão?

Porque:
Ele flutuará na água porque a densidade da água é de aproximadamente 1,0 g/cm³. Objetos com densidade menor que a da água tendem a flutuar.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma bolinha de plástico leve flutua em uma bacia de água, enquanto uma bola de metal afunda.


24. Mistura Homogênea:
Qual das seguintes soluções é uma característica de uma mistura homogênea?

Possui duas ou mais fases visíveis? Os componentes não podem ser separados fisicamente? Ou os componentes estão uniformemente distribuídos?

Porque:
Os componentes de uma mistura homogênea estão uniformemente distribuídos, e é impossível distinguir suas diferentes partes a olho nu. A solução é uniforme em toda a sua extensão.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma solução de açúcar em água, onde o açúcar se dissolve completamente e não pode ser visto a olho nu.



++++++++++++
Aula Virtual
ATIVIDADES - Substâncias e Misturas(7º ANO)
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV)
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/I-RlxfEvDOg
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/U0LbDogajz8
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/bD5uBDXUYFUYsmua8
++++++++++

Aula  virtual - Ciências
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º ANO
ORIENTAÇÕES:
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º)
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/fg0yr-iE1TA
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/C6SzM6O3HdQ
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/TnR2BYGw5jA
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/qhHQXd7ZQCnvUkEn8

Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.


https://youtu.be/kmudNOKhw6U?si=s7PoeVaWXSyDs2pl
Ecomorfologia do Aedes aegypti
Acesse o link para o curso gratuito sobre o Mosquito:
=====================

Ciências 2021

Boas Vindas 2021!

Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS!

++++++++++
Peja II 151 e 152
1ª Semana-Aula 20-Ciências: 02 a 06 agosto 2021/Movimentos da Terra
Atividade 1
Habilidades trabalhadas: Reconhecer através de modelos e maquetes os movimentos da Terra
ORIENTAÇÕES:
Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão:
“Movimentos da Terra” > https://youtu.be/w7mzLMXDmGA
Nesse outro vídeo a professora Larisse Timóteo apresenta:
A dança dos astros: movimentos da Terra > https://youtu.be/cXDiAoXCtE8
Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdr3KWUWnlEPOb24iTMQtPFvCtVz4BJ4UiAORS1THDKSS4UCQ/viewform
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Estude bem!
+++++++++++
Aula 17-Ciências> 28 junho a 02 julho
ATIVIDADES - Máquinas Simples (Revisão 7º ANO)PEJA 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ
2. Vídeo 2 - Atividade B >Leia as páginas 44 de sua apostila
3. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/KVsC2Wrq3YXkqqwQ8

++++++++++

Aula 16 - Ciências 21 a 25 junho

ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial PEJA II 151 e 152
ORIENTAÇÕES:
Leia as páginas 43, 46 e 47 da sua apostila.
Assista aos vídeos postados nessa atividade.
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/fg0yr-iE1TA
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/C6SzM6O3HdQ
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/TnR2BYGw5jA
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/qhHQXd7ZQCnvUkEn8

++++++++++
Aula 15 - Ciências 14 a 18 junho
ATIVIDADES - Transformações(Revisão 8º ANO) 8º ANO , 7º ANO e PEJA 151 e 152
1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/SnmIpgVX3pI
2. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/y7Tzz6asjvpV2q6g9

++++++++

Aula 14 - Ciências IBF 07 a 11 junho 2021

Questionário ALIKE > https://forms.gle/RYDFBKdGzcS5VYzs6

Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.

++++++++++++

Aula 13 - 31 maio a 04 junho

ATIVIDADES - Aquecimento Global X Efeito Estufa(Revisão 8º ANO) 8º ANO e PEJA 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/e054mplj5nw
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/WRJXjzX_TX4
3. Vídeo 3 - Atividade C > https://youtu.be/EZgSUdfMJ6c
4. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/DQL5VWx4VJSDvCzT6

+++++++++++

Aula 12- Semana de 24 de maio a 28 maio 2021
ATIVIDADES -Uma viagem pela Atmosfera PEJA 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/yU0vaF2pOJw
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/aQN2dyNcLNc
3. Vídeo 3 - Atividade C > https://youtu.be/ALDzZc53bkM e > https://youtu.be/WrWN3eeN6d0
4. Pesquisa Complementar
Pressão Atmosférica -> https://youtu.be/qSfwerurzXA
Divirta-se e experimente ->https://youtu.be/hEYkVbx7cmY

5. Formulário Avaliativo -> https://forms.gle/G8WePSTh2VtjYtMY9

++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152

Aula11 - SEMANA DE 17 a 21 de maio 2021(revisão 7º ANO e 8º ANO) PEJA II 151 e 152
ATIVIDADES - Camadas da Terra e placas Tectônicas
1.Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV > https://youtu.be/67qrfaLa9CY
2.Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/kU0o2DYHRqE
3.Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/6Ea-OqwuVy8
4. Formulário Avaliativo Presencial e/ou On Line > https://forms.gle/jb2ifwdWrodMLZXG9

+++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152

Aula 10 - SEMANA DE 10 A 14 maio 2021 
ATIVIDADES - Interdependência entre Seres Bióticos e abióticos(Revisão) 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/Tz5wOCkFlFI 
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/2HEG1PnsKmc 
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/Pt_P5JxOmd4 
4. Formulário Avaliativo presencial e/ou On Line 

+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152

Aula 9- O Ponto em que Estamos...ainda!

Aula 9 - SEMANA DE 03 a 07 maio (Semana de Avaliação)

Esperamos que todos estejam bem e principalmente com saúde!!
Essa semana ainda estamos em período de avaliação, mas não é por isso que vamos deixar de nos cuidar e nos prevenir contra o Coronavírus. Lembrem-se: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!! E o número de infectados e mortes continua muito alto no Brasil e no Rio de Janeiro.
 Simulação produzida pela Universidade Aalto que fica na Finlândia.
O vídeo com a simulação não está em português e não tem legenda. Mas não se preocupe, nós preparamos uma explicação para vocês lerem antes de assistir ao vídeo.
Se mesmo após ler a explicação e assistir ao vídeo você tiver dúvidas é só entrar em contato pelo Google Classroom ou pelo E-mail do professor.
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE
1º) Leia a explicação que preparamos:
Os pesquisadores estudaram como partículas de aerossóis extremamente pequenas emitidas pelo trato respiratório ao tossir, espirrar ou mesmo falar são transportadas no ar. Essas partículas podem transportar o coronavírus se a pessoa estiver contaminada. Mesmo que essa pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum sintoma da doença.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre as prateleiras, como aquelas encontradas em supermercados; e levando em consideração a ventilação.
O resultado mostra a nuvem de aerossol que se espalha para fora da vizinhança imediata da pessoa que tosse e se dilui no processo. No entanto, isso pode levar vários minutos. “Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e ir embora, mas depois deixa partículas de aerossol extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem então ir parar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades.
Texto com modificações extraído de:

2º) Assista à simulação dos pesquisadores da Universidade Aalto sobre a transmissão do coronavírus.

Após assistir ao vídeo fica evidente a importância do uso de máscara!!
3º) Verifique se você está se protegendo e protegendo as pessoas que convivem com você respondendo ao quiz que preparamos para vocês.

Cada questão respondida tem uma explicação para te ajudar a esclarecer alguma dúvida.
Ah! Tem vídeos para relembrar os cuidados necessários para prevenir a COVID-19.

Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:

ivoniltonfonseca@rioeduca.net

+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152

Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Níveis de organização biológica | Ciências - 8º Ano – Revisão do 7º Ano
Atividade 2–Vídeo 2 -Níveis de Organização dos Seres Vivos > https://youtu.be/K7a_cGk9R8k
Atividade 3 – Vídeo - Modelo Biológico > https://youtu.be/GnGybrCkIz8
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/jsgZx6iASsxB9fQN7
Pesquisa sobre VACINAS> https://youtu.be/sUnRhGggwuI

O Ponto em que Estamos!
Queriiiiidos Alunos(as)!
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net

+++++++++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
Aula 7- SEMANA DE 19 A 23 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
7ª SEMANA – 19 a 23 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net
151
152

Atividade 1 - AULA RIOEDUCA NA TV Célula | Ciências – Revisão
Atividade 3 – Células 3D> http://3d.cl3ver.com/0MKDN
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/ACuF9kYatrwXhNQ26

++++++++++

Aula 6 - CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
6ª SEMANA – 12 a 16 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA  ATIVIDADE:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net
151
152

Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Biomas brasileiros: Mata Atlântica e Pampas – Ciências - 

> https://youtu.be/7DBt0LU8fuM 

Atividade 2 - Vídeo 2 – Ecossistemas > https://youtu.be/ZcOdBxnDylM

Atividade 3 - Vídeo 3 – Ecossistemas Brasileiros> https://youtu.be/lG2UFVjt9uA

Atividade 4 - Formulário Interativo>

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGVJcSYqELcQgf3KtRM2tJMb-qOKwKt4D3V_efczfiXTGlyg/viewform

++++++++++++++++++++++++++++
Atividade 5 - CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152 5ª SEMANA – 05 a 09 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
Assista ao vídeo da profª Rafaela Lima sobre a ESTRUTURA DA CÉLULA

2º) Você já viu uma célula de perto? Explore a célula no link abaixo!
Esse link apresenta uma célula 3D para você interagir e conhecer cada uma de suas estruturas. Primeiro, somente observe a Célula, sem se preocupar em saber os nomes e funções das estruturas.
3º) Depois, leia e responda o FORMULÁRIO ON LINE:

Volte ao link da célula e tente identificar as estruturas.

++++++++++++++++++++++++++++

Atividade 4 - CIÊNCIAS - 151 e 152
4ª SEMANA – 22 a 26 de março.
CIÊNCIAS Profº IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 04:
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta:
“Níveis de Organização dos Seres Vívos”!





2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor:
ivonitlonfonseca@rioedcua.net

++++++++++++++++++++++++++

Atividade 3(A) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 15 a 19 Março.
CIÊNCIAS – Profº IB F
ORIENTAÇÕES: A Picadinha para Combater o Corona Vírus
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta de revisão: “A Picadinha para Combater o Corona Vírus.

Atividade 3(B) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 15 a 19 Março
CIÊNCIAS – Profº: IB F
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Isabela Gonçalves.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “ A célula ”.
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Estude bem!
++++++++++++

Atividade 2(A) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão
2ª SEMANA – 08 A 12 Março
CIÊNCIAS – Profº: IBF
ORIENTAÇÕES:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “ Tipos de Microscópios”.
Tipos de Microscópios
História da Invenção do Microscópio
2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Estude bem!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ATIVIDADE 02(B) - 2021 151 e 152
2ª SEMANA – 01 A 05 DE MARÇO
CIÊNCIAS – PROFº: IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:
2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“Tipos de Rochas”.
3º) Em seguida, responda o Formulário:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail
Estude bem!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ATIVIDADE 01 - 2021 151 e 152
1ª SEMANA – 22 a 26 FEV
CIÊNCIAS – Profº: IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 01:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:

2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“A Terra e suas Camadas”.
3º) Em seguida, responda:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email:
Agora, vamos jogar?
Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF2021 151 0u 152

ENDEMIA EPIDEMIA PANDEMIA

Agora, vamos jogar?

Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF 151 ou 152

Terrário e Ecossistemas

Estude Bem!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Primeiras postagens de 2021



RIOEDUCA na TV

RioEduca na TV ´PROGRAMAÇÃO

 PodCast 2


Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020

Ecossistemas Brasileiros - REVISÃO Ciências 7º ANO
(17FEV)
1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.


1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
(24 MAR)
1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Agora, acesse o link 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA, resolva em seu caderno de Ciências os exercícios das páginas 44 e 45;

++++++++++++++++++++
Semana de 01Mar a 05 Mar
A Ciência e a Tecnologia
A Terra redonda, o mundo antigo e o entregador de comida!
++++++++++++++++++++++++++
3ª Semana 03 Março 
Tira Dúvidas do 6º ao 9º ANO
Ciências



Nenhum comentário:

Postar um comentário