Ciências 2024: Galáxias, Estrelas e Planetas
Você já se perguntou "POR QUE"?
Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:
1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?
2. Em que os NAVAJOS acreditavam?
3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?
4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?
5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:
6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a LUZ demora pra chegar na Terra?
7.Qual é a velocidade da luz no vácuo? 8. O que é ANO-LUZ?
9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?
https://starwalk.space/pt/infographics/star-life-cycle
Fatos rápidos sobre o Sol
- Nome oficial: Sol
- Nomes alternativos: Sol, Hélio
- Designações de catálogo: Nenhuma
- Tipo de estrela: anã amarela
- Magnitude aparente: -26.74
- Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
- Luminosidade: 3.828×10²⁶ W . Raio: 695.700 km
- Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
- Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos
- Distância da Terra: 149 milhões km
- Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
- Que tipo de estrela é o Sol?
O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.
Qual o tamanho do Sol?
O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.
Quão quente é o Sol?
A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.
As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.
Camadas do Sol
Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.
Camadas internas:
- Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
- Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
- Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.
Camadas externas:
- Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
- Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
- Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
- Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.
Atividade Remota- 25-10-24
Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima
Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163
1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?
2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?
3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?
4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:
5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.
6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula
Rio, 16.10.24 quarta - (Continuação)
Problematização:
1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.
2. O que é o SOLSTÍCIO?
3. O que é o EQUINÓCIO?
4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)
5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)
Rio, 21.10.24 segunda-feira
Problematizando....
2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?
Rio, 23.10.24
3. Quais são as fases da LUA?
4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:
5. Qual é o perigo de um eclipse solar?
6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:
7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?
8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:
VAMPIRAS DE AMORES
Ciências 2024
Gabarito prova da 3º Bimestre - 7º ANO (SETEMBRO/2024)
Escola Municipal Marc Ferrez – 7º ANO – TURMA 170___ - SME/RJ
Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca - Data:___
Cartão Resposta: 1. (B) 2. (B) 3. (B) 4. (B) 5. (B) 6. (B) 7. (B) 8. (B) 9. (B) 10. (B)
11. ( X) Falso ( ) Verdadeiro 12. ( ) Falso ( X ) Verdadeiro 13. (X) Falso ( ) Verdadeiro 14. ( ) Falso ( X) Verdadeiro 15. ( X) Falso ( ) Verdadeiro
| 16. Letra ( A ) > Nº ( 2 ) Letra ( B ) > Nº ( 1 ) Letra ( C ) > Nº ( 3 )
17. Letra ( A ) > Nº ( 3 ) Letra ( B ) > Nº ( 2 ) Letra ( C ) > Nº ( 1 )
18. Letra ( A ) > Nº ( 4 ) Letra ( B ) > Nº ( 2 ) Letra ( C ) > Nº ( 1 ) Letra ( D ) > Nº ( 3 )
19. Letra ( A ) > Nº ( 1 ) Letra ( B ) > Nº ( 2 ) Letra ( C ) > Nº ( 3 )
20. Letra ( A ) > Nº ( 1 ) Letra ( B ) > Nº ( 2 ) Letra ( C ) > Nº ( 3 ) |
21. Esquematizar a TORRE de Densidade e o Arco-íris de DENSIDADE no verso do cartão resposta:
Respostas das questões discursivas:
22. Separação de Misturas:
Se você misturar sal em água e areia, qual método de separação de misturas seria mais adequado para recuperar o sal?
Peneiração? Filtração e evaporação? Destilação simples? Ou Decantação?
Porque:
A mistura de sal, água e areia pode ser separada usando filtração e evaporação. Primeiro, a filtração é usada para separar a areia, já que ela é insolúvel na água. Depois, a evaporação é aplicada para separar o sal dissolvido na água, pois a água evapora e o sal permanece.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Imagine uma mistura de água salgada com areia de praia. Filtrando a areia e depois evaporando a água, o sal será recuperado.
23. Densidade e Flutuação:
Um objeto tem densidade de 0,8 g/cm³. Ele flutuará ou afundará ou ficará em suspensão na água?
Flutuará? Afundará? Ou Ficará em suspensão?
Porque:
Ele flutuará na água porque a densidade da água é de aproximadamente 1,0 g/cm³. Objetos com densidade menor que a da água tendem a flutuar.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma bolinha de plástico leve flutua em uma bacia de água, enquanto uma bola de metal afunda.
24. Mistura Homogênea:
Qual das seguintes soluções é uma característica de uma mistura homogênea?
Possui duas ou mais fases visíveis? Os componentes não podem ser separados fisicamente? Ou os componentes estão uniformemente distribuídos?
Porque:
Os componentes de uma mistura homogênea estão uniformemente distribuídos, e é impossível distinguir suas diferentes partes a olho nu. A solução é uniforme em toda a sua extensão.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma solução de açúcar em água, onde o açúcar se dissolve completamente e não pode ser visto a olho nu.
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!
Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.
Ciências 2021
Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS!
1ª Semana-Aula 20-Ciências: 02 a 06 agosto 2021/Movimentos da Terra
Atividade 1
Habilidades trabalhadas: Reconhecer através de modelos e maquetes os movimentos da Terra
ORIENTAÇÕES:
Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão:
“Movimentos da Terra” > https://youtu.be/w7mzLMXDmGA
Nesse outro vídeo a professora Larisse Timóteo apresenta:
A dança dos astros: movimentos da Terra > https://youtu.be/cXDiAoXCtE8
Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdr3KWUWnlEPOb24iTMQtPFvCtVz4BJ4UiAORS1THDKSS4UCQ/viewform
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Estude bem!
Aula 16 - Ciências 21 a 25 junho
++++++++
Aula 14 - Ciências IBF 07 a 11 junho 2021
Questionário ALIKE > https://forms.gle/RYDFBKdGzcS5VYzs6
Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!
Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.
Aula 13 - 31 maio a 04 junho
ATIVIDADES - Aquecimento Global X Efeito Estufa(Revisão 8º ANO) 8º ANO e PEJA 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/e054mplj5nw
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/WRJXjzX_TX4
3. Vídeo 3 - Atividade C > https://youtu.be/EZgSUdfMJ6c
4. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/DQL5VWx4VJSDvCzT6
+++++++++++
++++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/Tz5wOCkFlFI
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/2HEG1PnsKmc
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/Pt_P5JxOmd4
4. Formulário Avaliativo presencial e/ou On Line
+++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
+++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Níveis de organização biológica | Ciências - 8º Ano – Revisão do 7º Ano
Atividade 2–Vídeo 2 -Níveis de Organização dos Seres Vivos > https://youtu.be/K7a_cGk9R8k
Atividade 3 – Vídeo - Modelo Biológico > https://youtu.be/GnGybrCkIz8
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/jsgZx6iASsxB9fQN7
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
Aula 7- SEMANA DE 19 A 23 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
CIÊNCIAS - PEJA II 151 e 152
7ª SEMANA – 19 a 23 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
Atividade 2 – Células e suas funções> https://www.youtube.com/watch?v=L4smfNoMKb8
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/ACuF9kYatrwXhNQ26
++++++++++
Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Biomas brasileiros: Mata Atlântica e Pampas – Ciências -
> https://youtu.be/7DBt0LU8fuM
Atividade 2 - Vídeo 2 – Ecossistemas > https://youtu.be/ZcOdBxnDylM
Atividade 3 - Vídeo 3 – Ecossistemas Brasileiros> https://youtu.be/lG2UFVjt9uA
Atividade
4 - Formulário Interativo>
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGVJcSYqELcQgf3KtRM2tJMb-qOKwKt4D3V_efczfiXTGlyg/viewform
Corona Vírus: Alerta Ambiental
2º) Em seguida, responda o Formulário:
3º) Agora, vamos Jogar!?
https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375
++++++++++++
Atividade 3(B) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão de Ciências3ª SEMANA – 15 a 19 MarçoCIÊNCIAS – Profº: IB FORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:1º) Assista ao vídeo da Profª Isabela Gonçalves. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “ A célula ”.2º) Em seguida, responda:FormulárioAnote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.netEstude bem!++++++++++++
Atividade 2(A) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão2ª SEMANA – 08 A 12 MarçoCIÊNCIAS – Profº: IBFORIENTAÇÕES:1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “ Tipos de Microscópios”.Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:Estude bem!+++++++++++++++++++++++++++++++++++++ATIVIDADE 02(B) - 2021 151 e 1522ª SEMANA – 01 A 05 DE MARÇOCIÊNCIAS – PROFº: IBFORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão: “Tipos de Rochas”.3º) Em seguida, responda o Formulário:Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mailEstude bem!++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ATIVIDADE 01 - 2021 151 e 152 1ª SEMANA – 22 a 26 FEVCIÊNCIAS – Profº: IBFORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 01:1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:
2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão: “A Terra e suas Camadas”.3º) Em seguida, responda:Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email:Agora, vamos jogar?Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!
2º) Em seguida, responda o Formulário:
3º) Agora, vamos Jogar!?
https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375
++++++++++++
Ex: IvoniltonBF2021 151 0u 152
Agora, vamos jogar?
Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!
Ex: IvoniltonBF 151 ou 152
Estude Bem!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Primeiras postagens de 2021
Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário