Marc Ferrez Ciências 8º ANO

Ciências 2024: Galáxias,  Estrelas e Planetas

Hoje já sabemos: os humanos gostam de olhar para o céu! 

Você já se perguntou "POR QUE"? 

Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:

1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?

2. Em que os NAVAJOS acreditavam?

3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?

4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?

5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:

6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a  LUZ demora pra chegar na Terra? 

7.Qual é a velocidade da luz no vácuo?  8. O que é ANO-LUZ?

9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?

https://starwalk.space/pt/infographics/star-life-cycle

Fatos rápidos sobre o Sol

  • Nome oficial: Sol
  • Nomes alternativos: Sol, Hélio
  • Designações de catálogo: Nenhuma
  • Tipo de estrela: anã amarela
  • Magnitude aparente: -26.74
  • Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
  • Luminosidade: 3.828×10²⁶ W  .  Raio: 695.700 km
  • Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
  • Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos 
  • Distância da Terra: 149 milhões km 
  • Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
  • Que tipo de estrela é o Sol?

O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.

Qual o tamanho do Sol?

O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.

Quão quente é o Sol?

A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.

As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.

Camadas do Sol

Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.

Camadas internas:

  • Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
  • Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
  • Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.

Camadas externas:

  • Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
  • Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
  • Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
  • Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.

Atividade Remota- 25-10-24

Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima 

Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163

1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?

2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?

3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?

4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:

5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.

6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula

Rio, 16.10.24   quarta - (Continuação)

Problematização:

1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.

2. O que é o SOLSTÍCIO?

3. O que é o EQUINÓCIO?

4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)

5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)

Rio, 21.10.24 segunda-feira 

Problematizando....

1. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?

Rio, 23.10.24 

3. Quais são as fases da LUA?

4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:

5. Qual é o perigo de um eclipse solar?

6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:

7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?

8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:

Atividade Remota- 25-10-24

1802

Rio, 14.10.2024 Ciências Turma 1803, 1802 (segunda 1T) A Terra e o Clima Turma 1801 Rio,23.10.24

Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163

1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?

2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?

3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?

4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:

5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.

6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula

Rio, 16.10.24   quarta - turma 1803, 1802 (Continuação)

Problematização Turma 1801 Rio,23.10.24

1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.

2. O que é o SOLSTÍCIO?

3. O que é o EQUINÓCIO?

4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)

5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)

Rio, 21.10.24 segunda-feira Turma 1803 A LUA página 149 LIVRO DE 8º ANO Turma 1801 Rio,23.10.24

Problematizando....

1. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?

Rio, 23.10.24 e 25.10.24 TURMA 1801 e 1802

3. Quais são as fases da LUA?

4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:

5. Qual é o perigo de um eclipse solar?

6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:

7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?

8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:

 Rio, 04.11.24 Ciências -Turma: 1803

Livro de Ciências do 8º ANO– Página 160 e 161

Resolução dos exercícios (1 ao 11)

Site sobre a Artemis


VAMPIRAS DE AMORES



  Rio, 11.11.24

Ciências - 1803

Atividade de INTEGRAÇÃO

PROBLEMATIZANDO... Livro de Ciências 8º ANO , página 160 e 161

Ponto de Checagem do número 1 até 11.

Gabarito prova da 3º Bimestre - 8º ANO (SETEMBRO/2024)


Gabarito Completo – Prova do 8º ANO 3º Bimestre Ciências Professor Ivonilton

Escola Municipal Marc Ferrez – 8º ANO – TURMA 180___ - SME/RJ 

Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca - Data:___ / 09 / 2024        

Cartão Resposta:

1.     B - A corrente elétrica flui em um circuito fechado.

2.     B - O sistema nervoso periférico controla o movimento voluntário dos músculos.

3.     B - Sinapses nervosas são a junção entre dois neurônios, onde ocorre a comunicação.

4.     B – Neuro-hormônios são mensageiros químicos que viajam pelo sangue e afetam a atividade cerebral.

5.     B - Substâncias psicoativas mudam o comportamento e o estado mental.

6.     B - O estrogênio é o hormônio mais associado ao início da puberdade nas meninas.

7.     C - O sistema reprodutor masculino inclui os testículos.

8.     C - O uso de drogas ilícitas reduz a velocidade de transmissão de impulsos nervosos.

9.     B - Um impulso nervoso é a corrente elétrica que se propaga ao longo de um neurônio.

10.  C - O uso de contraceptivos orais não previne ISTs

11.(A) 

12.(C)

13.(C)

14.(A)

15. (C)

 

16. a  (  F ); 

      b. (  F ); 

      c. (  V ); 

      d. (  F ); 

      e. ( V  ).

 

17. Letra (  A ) > Nº (  2 )

      Letra (  B ) > Nº (  3 )

      Letra (  C ) > Nº (  1 )

      Letra (  D ) > Nº (  4 )

 

18. Letra (  A ) > Nº ( 1  )

      Letra (  B ) > Nº (  2 )

      Letra (  A ) > Nº (  3 )

      Letra (  B ) > Nº ( 4  )

 

19. Letra (  A ) > Nº (  2 )

      Letra (  B ) > Nº (  1 )

      Letra (  C ) > Nº (  3 )

 

20. Complete a frase sobre a função dos hormônios na puberdade: Durante a puberdade, os hormônios testosterona e estrógeno desempenham papéis essenciais, regulando o desenvolvimento de características sexuais secundárias e mudanças corporais no corpo humano.

 

 21.Complete a frase sobre os efeitos das drogas psicoativas no sistema nervoso: As drogas psicoativas podem afetar o sistema nervoso ao interromper a comunicação entre os neurônios, o que pode resultar em alterações de humor e dependência.

 

 22. Complete a equação para calcular a corrente elétrica em um circuito: Usando a Lei de Ohm: I=V. R; I = V/ R; I=R. V. Para uma bateria de 9V e uma resistência de 3Ω, a corrente elétrica é 3 A.

 

 23. Complete a frase sobre a interrupção de uma sinapse: Se a comunicação entre os neurônios for interrompida durante uma sinapse, o impulso nervoso não será transmitido corretamente, o que pode resultar em falha na comunicação neural.

 

 24. Complete a frase sobre prevenção de ISTs: A melhor forma de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é usar preservativos e praticar sexo seguro, além de sempre manter um diálogo aberto sobre saúde sexual.

 

 25. Complete a frase sobre os neuro-hormônios: Neuro-hormônios são responsáveis por transmitir sinais entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando como mediadores químicos.

 

 26.Complete a frase sobre os impactos das drogas ilícitas no sistema nervoso: O uso prolongado de drogas ilícitas pode levar a danos irreversíveis no sistema nervoso e causar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Rio, 18 .09.24 - Ciências –  8º ANO REVISÃO para Prova

1. Descreva as diferenças entre o Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP).

O Sistema Nervoso Central (SNC) é formado pelo cérebro e pela medula espinhal, sendo responsável pelo processamento de informações e pela coordenação das funções corporais. O Sistema Nervoso Periférico (SNP), por sua vez, inclui todos os nervos fora do SNC e conecta o SNC ao resto do corpo, transmitindo sinais entre o cérebro, a medula espinhal e os órgãos, músculos e tecidos.

2. Explique o que acontece durante uma sinapse nervosa.

Resposta: Durante uma sinapse nervosa, o impulso elétrico chega ao terminal do neurônio pré-sináptico, onde desencadeia a liberação de neurotransmissores. Esses neurotransmissores atravessam a fenda sináptica e se ligam aos receptores do neurônio pós-sináptico, permitindo que o impulso nervoso seja transmitido para o próximo neurônio ou célula-alvo.

3. Qual a função dos hormônios durante a puberdade e como eles afetam o desenvolvimento do corpo humano?

Resposta: Durante a puberdade, os hormônios como a testosterona e o estrógeno regulam o desenvolvimento das características sexuais secundárias, como o crescimento de pelos corporais, o desenvolvimento das glândulas mamárias nas meninas e o aumento da massa muscular nos meninos. Eles também promovem mudanças no sistema reprodutor e influenciam o desenvolvimento emocional e comportamental.

4. Discorra sobre os efeitos do uso de drogas psicoativas no sistema nervoso.

Resposta: As drogas psicoativas afetam o sistema nervoso central ao alterar a forma como os neurotransmissores são liberados ou recebidos. Isso pode provocar mudanças no humor, percepção, comportamento e cognição. O uso prolongado pode levar à dependência, danos aos neurônios, e problemas de saúde mental como ansiedade, depressão e perda de memória

5. (Eletricidade) Um circuito elétrico simples tem uma bateria de 9V e uma lâmpada com resistência de 3Ω. Qual é a corrente elétrica que passa pelo circuito? Usar a Lei de Ohm: I=V/R

Resposta: Usando a Lei de Ohm I=V. R; I = V/R; I=R.V​, temos I=9V3Ω=3ª; I = 9V/3Ω = 3ª. I=3Ω. 9V​=3A. Portanto, a corrente elétrica é de 3 amperes

6. (Sistema Nervoso) Imagine que um neurônio tenha sua comunicação interrompida em uma sinapse. O que pode acontecer com a transmissão do impulso nervoso?

Resposta: Se a comunicação entre os neurônios for interrompida durante uma sinapse, o impulso nervoso não será transmitido corretamente. Isso pode levar a falhas na comunicação neural, prejudicando o funcionamento dos músculos, órgãos ou até mesmo do sistema cognitivo.

7. (Prevenção de ISTs) Um adolescente gostaria de saber qual a melhor forma de se proteger contra ISTs. Explique as práticas mais recomendadas para a prevenção.

As práticas mais recomendadas para a prevenção de ISTs incluem o uso consistente de preservativos em todas as relações sexuais, a realização de exames regulares de saúde sexual, evitar múltiplos parceiros sexuais, e manter um diálogo aberto sobre saúde sexual com um profissional de saúde.

8. (Neuro-hormônios) Explique como os neuro-hormônios são responsáveis por intermediar a comunicação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

Neuro-hormônios são substâncias químicas produzidas por células nervosas que atuam como mensageiros entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. Eles regulam a liberação de hormônios de glândulas endócrinas, como a hipófise, influenciando funções corporais como crescimento, metabolismo e resposta ao estresse.

9. (Drogas ilícitas) Quais são os principais impactos do uso prolongado de drogas ilícitas no sistema nervoso e na saúde mental?

O uso prolongado de drogas ilícitas pode causar danos permanentes ao sistema nervoso, como a destruição de neurônios e alterações nas conexões sinápticas. Isso resulta em problemas cognitivos, perda de memória, dependência química e graves problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e psicose.

10. Explique como funciona um circuito elétrico simples e identifique os componentes necessários para seu funcionamento.

 Resposta: Um circuito elétrico simples é composto por uma fonte de energia (como uma bateria), condutores (fios), e uma carga resistiva (como uma lâmpada). A corrente elétrica flui da fonte de energia através dos condutores, passando pela carga, onde a energia elétrica é transformada em outra forma de energia, como luz ou calor. Um interruptor pode ser adicionado para controlar o fluxo de corrente.

Energia Elétrica



Por que os homens são diferentes das Mulheres



Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.




https://youtu.be/kmudNOKhw6U?si=s7PoeVaWXSyDs2pl

Rio, 02.10.24 Ciências 8º ANO
Atividade Integradora: O Equilíbrio Termodinâmico do Planeta TERRA!
Vamos iniciar o estudo dos fatores que influenciam as condições atmosféricas, oceânicas e climáticas do nosso Planeta!

Leitura de Imagens e Textos: Livro de Ciências -7º ANO, pág. 234, 235 e 237. 
PROBLEMATIZANDO ...
Nosso Planeta conseguiu encontrar condições suficientes para manter um equilíbrio dinâmico interessante! Responda:
1. O que a nossa ATMOSFERA tem de tão especial ?
2. Qual é a temperatura média da TERRA?
3. Como o efeito estufa natural da TERRA funciona?
4. Como as radiações solares agem sobre a TERRA?
5. Esquematize em seu caderno a figura 10.2: (10x10cm)
6. Como as CORRENTES OCEÂNICAS participam no clima do Planeta?
=====================

Ciências 2021

Boas Vindas 2021!

Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS!
+++++++++++
Aula 17-Ciências> 28 junho a 02 julho
ATIVIDADES - Máquinas Simples (Revisão 7º ANO) 7º ANO
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ
2. Vídeo 2 - Atividade B >Leia as páginas 44 de sua apostila
3. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/KVsC2Wrq3YXkqqwQ8
+++++++++++
Aula 16-Ciêcnias: 21 a 25 junho
ATIVIDADES - Efeito estufa (Revisão 7º ANO) 1803
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/VmjIcE8zaHM
2. Vídeo 2 - Atividade B >Leia as páginas 41 de sua apostila
3. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/c5h9qEyr7i9mTicq9
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Você sabia que Efeito Estufa e Aquecimento Global são “fenômenos” diferentes? Saiba mais assistindo aos vídeos abaixo:
Bons Estudos!!!
++++++++++
Aula 15-Junho-Ciências 14 a 18 junho
ATIVIDADES - As Camadas da Atmosfera (Revisão 8º ANO) 8º ANO
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/Qn1g8Hfkerk
2. Vídeo 2 - Atividade B >Leia as páginas 40 de sua apostila
3. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/R5VpSokaNJ5r7ERD9

++++++++++

Aula 14 - Ciências IBF 06 a 11 junho 2021

Questionário ALIKE > https://forms.gle/RYDFBKdGzcS5VYzs6

Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.

++++++++++++

Aula 13 - 31 maio a 04 junho

ATIVIDADES - Aquecimento Global X Efeito Estufa(Revisão 8º ANO) 8º ANO 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/e054mplj5nw
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/WRJXjzX_TX4
3. Vídeo 3 - Atividade C > https://youtu.be/EZgSUdfMJ6c
4. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/DQL5VWx4VJSDvCzT6

++++++++

Aula 12- Semana de 24 de maio a 28 maio 2021
ATIVIDADES -Uma viagem pela Atmosfera 8º ANO e PEJA 151 e 152
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/yU0vaF2pOJw
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/aQN2dyNcLNc
3. Vídeo 3 - Atividade C > https://youtu.be/ALDzZc53bkM e > https://youtu.be/WrWN3eeN6d0
4. Pesquisa Complementar
Pressão Atmosférica -> https://youtu.be/qSfwerurzXA
Divirta-se e experimente ->https://youtu.be/hEYkVbx7cmY
5. Formulário Avaliativo -> https://forms.gle/G8WePSTh2VtjYtMY9

+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula11 - SEMANA DE 17 a 21 de maio 2021(revisão 7º ANO) 8º ANO
ATIVIDADES - Camadas da Terra e placas Tectônicas
1.Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV > https://youtu.be/67qrfaLa9CY
2.Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/kU0o2DYHRqE
3.Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/6Ea-OqwuVy8
4. Formulário Avaliativo Presencial e/ou On Line > https://forms.gle/jb2ifwdWrodMLZXG9

+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 10 - SEMANA DE 10 A 14 maio 2021 
ATIVIDADES - Interdependência entre Seres Bióticos e abióticos(Revisão) 8º ANO 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/Tz5wOCkFlFI 
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/2HEG1PnsKmc 
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/Pt_P5JxOmd4 
4. Formulário Avaliativo presencial e/ou On Line 

+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 9- O Ponto em que Estamos...ainda!

Aula 9 - SEMANA DE 03 a 07 maio (Semana de Avaliação)

Esperamos que todos estejam bem e principalmente com saúde!!
Essa semana ainda estamos em período de avaliação, mas não é por isso que vamos deixar de nos cuidar e nos prevenir contra o Coronavírus. Lembrem-se: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!! E o número de infectados e mortes continua muito alto no Brasil e no Rio de Janeiro.
 Simulação produzida pela Universidade Aalto que fica na Finlândia.
O vídeo com a simulação não está em português e não tem legenda. Mas não se preocupe, nós preparamos uma explicação para vocês lerem antes de assistir ao vídeo.
Se mesmo após ler a explicação e assistir ao vídeo você tiver dúvidas é só entrar em contato pelo Google Classroom ou pelo E-mail do professor.
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE
1º) Leia a explicação que preparamos:
Os pesquisadores estudaram como partículas de aerossóis extremamente pequenas emitidas pelo trato respiratório ao tossir, espirrar ou mesmo falar são transportadas no ar. Essas partículas podem transportar o coronavírus se a pessoa estiver contaminada. Mesmo que essa pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum sintoma da doença.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre as prateleiras, como aquelas encontradas em supermercados; e levando em consideração a ventilação.
O resultado mostra a nuvem de aerossol que se espalha para fora da vizinhança imediata da pessoa que tosse e se dilui no processo. No entanto, isso pode levar vários minutos. “Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e ir embora, mas depois deixa partículas de aerossol extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem então ir parar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades.
Texto com modificações extraído de:

2º) Assista à simulação dos pesquisadores da Universidade Aalto sobre a transmissão do coronavírus.

Após assistir ao vídeo fica evidente a importância do uso de máscara!!
3º) Verifique se você está se protegendo e protegendo as pessoas que convivem com você respondendo ao quiz que preparamos para vocês.

Cada questão respondida tem uma explicação para te ajudar a esclarecer alguma dúvida.
Ah! Tem vídeos para relembrar os cuidados necessários para prevenir a COVID-19.

Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:

ivoniltonfonseca@rioeduca.net

++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Níveis de organização biológica | Ciências - 8º Ano – Revisão do 7º Ano

Atividade 2–Vídeo 2 -Níveis de Organização dos Seres Vivos > https://youtu.be/K7a_cGk9R8k
Atividade 3 – Vídeo - Modelo Biológico > https://youtu.be/GnGybrCkIz8
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/jsgZx6iASsxB9fQN7
Pesquisa sobre VACINAS> https://youtu.be/sUnRhGggwuI


O Ponto em que Estamos!
Queriiiiidos Alunos(as)!
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net
+++++++++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 7- SEMANA DE 19 A 23 abril
(Revisão para Avaliação Bimestral)
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net

Atividade 1 - AULA RIOEDUCA NA TV Célula | Ciências - 8º Ano – Revisão do 7º Ano

Atividade 2 – Células e suas funções> https://www.youtube.com/watch?v=L4smfNoMKb8

Atividade 3 – Células 3D> http://3d.cl3ver.com/0MKDN

Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/ACuF9kYatrwXhNQ26

++++++++++

Aula 6 - CIÊNCIAS - 1803 6ª SEMANA – 12 a 16 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net

Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Biomas brasileiros: Mata Atlântica e Pampas – Ciências - 8º Ano > https://youtu.be/7DBt0LU8fuM

 Atividade 2 - Vídeo 2 – Ecossistemas > https://youtu.be/ZcOdBxnDylM

Atividade 3 - Vídeo 3 – Ecossistemas Brasileiros> https://youtu.be/lG2UFVjt9uA

Atividade 4 - Formulário Interativo>

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGVJcSYqELcQgf3KtRM2tJMb-qOKwKt4D3V_efczfiXTGlyg/viewform


++++++++++++++
Atividade 5 - CIÊNCIAS - 8º ANO 1803 5ª SEMANA – 05 a 09 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
Assista ao vídeo da profª Rafaela Lima sobre a ESTRUTURA DA CÉLULA

2º) Você já viu uma célula de perto? Explore a célula no link abaixo!
Esse link apresenta uma célula 3D para você interagir e conhecer cada uma de suas estruturas. Primeiro, somente observe a Célula, sem se preocupar em saber os nomes e funções das estruturas.
3º) Depois, leia e responda o FORMULÁRIO ON LINE:

Volte ao link da célula e tente identificar as estruturas.

++++++++++++++++++++++++++++

Atividade 4 - CIÊNCIAS - 8º ANO 1803
4ª SEMANA – 22 a 26 de março.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 04:
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta: 
“Níveis de Organização dos Seres Vívos”





2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor: ivonitlonfonseca@rioedcua.net

++++++++++++++++++++++++++

Atividade 3(A) - 2021 CIÊNCIAS - 8º ANO IBF Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 15 a 19 Março.
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES:
 A Picadinha para Combater o Corona Vírus
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta de revisão:
 “A Picadinha para Combater o Corona Vírus.

Corona Vírus: Alerta Ambiental

2º) Em seguida, responda o Formulário:

3º) Agora, vamos Jogar!?

https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:

ivoniltonfonseca@rioeduca.net

Estude bem!

 ++++++++++++


Atividade 3(B) - 2021 CIÊNCIAS - 8º ANO (1803) IBF Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 15 a 19 Março
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Isabela Gonçalves. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “ A célula ”.
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte
Estude bem!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Atividade 2(A) - 2021 CIÊNCIAS - 151 e 152 Revisão
2ª SEMANA – 08 A 12 Março
CIÊNCIAS – Profº: IBF
ORIENTAÇÕES:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “
Tipos de Microscópios”.
Tipos de Microscópios
História da Invenção do Microscópio
2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Estude bem!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ATIVIDADE 02(B) - 2021 151 e 152
2ª SEMANA – 01 A 05 DE MARÇO
CIÊNCIAS – PROFº: IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:
2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“Tipos de Rochas”.
3º) Em seguida, responda o Formulário:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail
Estude bem!

++++++++++++

ATIVIDADE 01 - 2021
1ª SEMANA – 22 a 26 FEV
CIÊNCIAS – Profº: IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 01:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:

2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“A Terra e suas Camadas”.
3º) Em seguida, responda:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Agora, vamos jogar?
Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!Ex: IvoniltonBF 1803

Agora, vamos jogar?

Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF 1803

Terrário e Ecossistemas

Estude Bem!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Primeiras postagens do Ano!



RIOEDUCA na TV

RioEduca na TV ´PROGRAMAÇÃO

 PodCast 2


Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020

Ecossistemas Brasileiros - REVISÃO Ciências 7º ANO
(17FEV)
1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.


1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
(24 MAR)
1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Agora, acesse o link 8º ANO 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA, resolva em seu caderno de Ciências os exercícios das páginas 44 e 45;

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Atividade I Ciências - Avaliação Diagnóstica

Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF2021

ENDEMIA EPIDEMIA PANDEMIA

Atividade II Ciências - Avaliação Diagnóstica

Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF2021

Terrário e Ecossistemas

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Semana de 01Mar a 05Mar

Problemas Ambientais/Impactos Ambientais(Revisão do 7º Ano)


++++++++++++++++++++++++++
3ª Semana 03 Março 
Tira Dúvidas do 6º ao 9º ANO
Ciências




Nenhum comentário:

Postar um comentário