Marc Ferrez Ciências 9º ANO

Ciências 2024: Galáxias,  Estrelas e Planetas

Hoje já sabemos: os humanos gostam de olhar para o céu! 

Você já se perguntou "POR QUE"? 

Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:

1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?

2. Em que os NAVAJOS acreditavam?

3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?

4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?

5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:

6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a  LUZ demora pra chegar na Terra? 

7.Qual é a velocidade da luz no vácuo?  8. O que é ANO-LUZ?

9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?

Fatos rápidos sobre o Sol

  • Nome oficial: Sol
  • Nomes alternativos: Sol, Hélio
  • Designações de catálogo: Nenhuma
  • Tipo de estrela: anã amarela
  • Magnitude aparente: -26.74
  • Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
  • Luminosidade: 3.828×10²⁶ W  .  Raio: 695.700 km
  • Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
  • Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos 
  • Distância da Terra: 149 milhões km 
  • Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
  • Que tipo de estrela é o Sol?

O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.

Qual o tamanho do Sol?

O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.

Quão quente é o Sol?

A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.

As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.

Camadas do Sol

Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.

Camadas internas:

  • Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
  • Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
  • Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.

Camadas externas:

  • Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
  • Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
  • Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
  • Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.

Atividade Remota- 25-10-24

Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima 

Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163

1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?

2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?

3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?

4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:

5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.

6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula

Rio, 16.10.24   quarta - (Continuação)

Problematização:

1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.

2. O que é o SOLSTÍCIO?

3. O que é o EQUINÓCIO?

4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)

5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)

Rio, 21.10.24 segunda-feira 

Problematizando....

1. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?

Rio, 23.10.24 

3. Quais são as fases da LUA?

4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:

5. Qual é o perigo de um eclipse solar?

6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:

7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?

8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique: 

Projeto ARTEMIS

VAMPIRAS DE AMORES

Ciências 2024

Atividade Remota - 1901

Rio, 24.10.24 Ciências 1903 2T (quinta-feira), Turma 1902 e

Turma 1901 (sexta-feira)

Galáxias e Estrelas

Assista o filme > SLINGSHOT

 Acesse o site https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-galaxias.htm

Agora vamos à Problematização:

1. Como definimos uma GALÁXIA?

2. Defina ANO-LUZ:

3. Por que outras estrelas não brilham no céu durante o dia quase todo?

4. Como definimos ASTROLOGIA?

5. O que são CONSTELAÇÕES? Dê exemplos:

6. Por que existem tantas crendices sobre os nomes e o papel dos planetas e estrelas de nosso sistema SOLAR?

7. Esquematize as fases de EVOLUÇÃO das ESTRELAS (10cmx10cm)

8. As estrelas podem ser classificadas de acordo com suas características. Explique o cada uma dela está sendo nesse momento:

a. Gigante-vermelha:

b. Anã branca:

c. Super-nova:

d. Estrela de Nêutrons:

9. O que é NEBULOSA?

10. Onde se encontra o Sistema SOLAR na VIA LÁCTEA?

Esquematize(10cmx10cm)

11. Hoje você recebeu essa mensagem: 9( 0oO9oOoo))k09o)))99)M  ))-0-))0_))09-_)90-)-((0—(0-990-9PP00OO000(9º)9). Se você decodificar terá de embarcar para uma Galáxia vizinha deixando a TERRA para trás. Você se sente preparado para a missão? Por que?

12. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

13. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra? Faça isso também: Crie uma poesia, um conto. Junte com seu desenho e entregue ao professor na próxima aula.



Gabarito prova da 3º Bimestre - 9º ANO (SETEMBRO/2024)

 

Escola Municipal Marc Ferrez – 9º ANO – TURMA 190___ - SME/RJ 

Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca - Data:___ / 09 / 2024                                

Cartão Resposta:

Parte 1: Múltipla Escolha

  1. a) Mudança de cor
  2. d) 10
  3. c) Ácido
  4. b) Necessitam de um meio para se propagar
  5. d) Ondas de rádio
  6. c) Raios Gama
  7. c) Dióxido de carbono
  8. b) Comunicações sem fio
  9. c) Neutralizam ácidos
  10. c) Uso de barreiras de chumbo

 11. 

Resposta correta: Verdadeiro

12.
Resposta correta: Verdadeiro

13.
Resposta correta: Verdadeiro

14.
Resposta correta: Verdadeiro

15.
Resposta correta: Verdadeiro


 

16. (Balanceamento Químico)
Resposta correta: b) 3

17. (Cálculo de Frequência de Onda)
Resposta correta: a) 680 Hz

18. (Análise de Reação Química)
Resposta correta: b) Ele é utilizado em extintores de incêndio e na cozinha para fazer bolos crescerem

19. (Problema sobre Ondas Eletromagnéticas)
Resposta correta: b) Ela é absorvida por objetos e mede as variações de temperatura

20. (Efeitos de Radiação Ultravioleta)
Resposta correta: a) Usar protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado

21. Associe os tipos de reações químicas aos exemplos correspondentes:
A > 1
B > 2
C > 3

22. Associe as radiações às suas aplicações:
A > 1
B > 2
C > 3


Respostas das questões discursivas:

23. Explique o processo de uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. Dê um exemplo de uma aplicação prática desse tipo de reação.

Resposta esperada: Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base, resultando na formação de um sal e água. O ácido libera íons H⁺ e a base libera íons OH⁻, que se combinam para formar água (H₂O). Um exemplo prático é a neutralização da acidez estomacal com antiácidos (hidróxido de magnésio), que neutralizam o ácido clorídrico no estômago, formando cloreto de magnésio (sal) e água.


25. Descreva como as ondas mecânicas e eletromagnéticas são utilizadas em diferentes tipos de comunicação.

Resposta esperada: Ondas mecânicas, como as ondas sonoras, são utilizadas em sistemas de comunicação, como telefones e rádios, onde o som viaja através de meios materiais. Ondas eletromagnéticas, como ondas de rádio e micro-ondas, são utilizadas em comunicações sem fio, como transmissão de sinais de televisão, rádio e internet, permitindo a transmissão de dados através do vácuo ou de meios materiais.


26. Explique o impacto das radiações ionizantes na saúde humana e como elas são usadas de forma segura na medicina.

Resposta esperada: Radiações ionizantes, como os raios-X e os raios gama, possuem energia suficiente para remover elétrons de átomos, podendo causar danos ao DNA e aumentar o risco de câncer. No entanto, são amplamente usadas de forma segura na medicina, como em exames de raios-X e tratamentos de radioterapia para destruir células cancerígenas. Para garantir a segurança, os profissionais utilizam barreiras de chumbo e limitam o tempo de exposição, minimizando os riscos.


27. Discuta as diferenças entre uma reação de síntese e uma reação de decomposição, incluindo exemplos de cada.

Resposta esperada: Uma reação de síntese ocorre quando dois ou mais reagentes se combinam para formar um único produto, como na formação da água (H₂ + O₂ → H₂O). Já uma reação de decomposição envolve a quebra de um composto em dois ou mais produtos, como na decomposição da água em hidrogênio e oxigênio (2H₂O → 2H₂ + O₂). Reações de síntese são usadas na fabricação de substâncias como plásticos, enquanto reações de decomposição são usadas em processos como o tratamento de resíduos.

As cores Primárias: Vermelho , azul e Amarelo






Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.




https://youtu.be/kmudNOKhw6U?si=s7PoeVaWXSyDs2pl

Rio, 02.10.24
Atividade Avaliativa - Livro de Ciências; pág. 238.
Leitura de Texto : Como se forma o Arco-íris. Em seguida, responda a problematização:
1. Observe atentamente o ARCO-íris. Quais são as cores de cima e debaixo? Por que?
2. Esquematize o ângulo de entrada e saída da radiação solar numa gota d'água de chuva:
(10x10 cm)
3. Observe a figura 10.21, pág 239. Qual é a explicação científica para A COR DOS CORPOS?Esquematize: (10x10cm)
4. Pesquisa em grupo: Descubra as LENDAS e CRENDICES Indígena e Africanas sobre o ARCO-ÍRIS. Crie um QRCODE para os links que vcs encontrarão!

Yenniret e Nicole
=====================


Ciências 2021

Boas Vindas 2021!
Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS.
++++++++++++
Aula 20- Ciências: 02 a 06 de agosto 2021
1ª SEMANA - 1901,1902,1903
Estudo Dirigido sobre ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS
ATIVIDADE:
Assista os vídeos postados junto com essa aula.
LINKs: >https://www.youtube.com/watch?v=OZRxG2FIg7g
>https://youtu.be/hWdOZcDzjt4
Copie as perguntas em seu caderno e responda.
PERGUNTAS:
1) Quantos tipos de átomos existem no universo?
2) Como é possibilitada toda diversidade de matéria presente no universo?
3) Como é um átomo em equilíbrio (ou neutro)?
4) O que são elementos químicos?
5) Como os elementos químicos são formados?
6) Quantos elementos químicos conhecemos? Quantos elementos químicos são encontrados naturalmente no nosso planeta?
7) Como se comportam os átomos de um mesmo elemento químico em uma reação química?
8) Como representamos cada tipo de átomo ou de elemento químico?
++++++++++++
Aula 17-Ciências- 28 junho a 02 julho
ATIVIDADE- (Revisão avaliativa) 9ª ANO e PEJA 161 162
ORIENTAÇÕES:
Esta atividade é de revisão dos conteúdos estudados no 2º bimestre.
As questões são referentes às atividades 1 a 6.
Muita calma e atenção ao responder as questão.
Faça revisão dos vídeos das atividades anteriores.
ESTUDEM PARA A AVALIAÇÃO!
Link da atividade: https://forms.gle/R9u9Lf9KWrNpFAMi6
++++++++++++++
Aula 16-Ciências: 21 a 25 junho
ATIVIDADES - IST (Revisão 8º ANO) 9ª ANO e PEJA 161 162
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/8mJ6RiIye_w
2. Vídeo 2 - Atividade B > Leia e faça os exercícios das páginas
3. Vídeo 3 - Atividade C > Formulário Avaliativo > https://forms.gle/Cs8uBQ4iqETu8JpM7
++++++++++++++
Aula 15 - Ciências : 14 a 18 junho
ATIVIDADES -Puberdade (Revisão 8º ANO) 9ª ANO e PEJA 161 162
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/_eGOtE-Es5E
2. Vídeo 2 - Atividade B > Leia e faça os exercícios das páginas 43, 44 e 45.
3. Vídeo 3 - Atividade C > Formulário Avaliativo > https://forms.gle/WLBqTfKCaNmFC4g29
++++++++++++++
Aula 14 - Ciências IBF - 07 a 11 junho
ATIVIDADES -Sistema Reprodutor Masculino e Feminino (Revisão 8º ANO) 9ª ANO 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/14T0s1iH-5s
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/q2qhHxysDqs
3. Vídeo 3 - Atividade C > Formulário Avaliativo > https://forms.gle/eZij2ZFMGbhcW6d86
+++++++++++++
Aula 13 - 31 maio a 04 junho
ATIVIDADES -Sistema Endócrino II (Revisão 8º ANO) 9ª ANO 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/3z79gvXn-1M
2. Vídeo 2 - Atividade B > https://youtu.be/KRkCdrBBK1k
3. Vídeo 3 - Atividade C > Formulário Avaliativo > https://forms.gle/hjnLFiDbYXHMDhBFA
+++++++++
Aula 12- Semana de 24 de maio a 28 maio 2021
ATIVIDADES - Os Hormônios mexem com a GENTE (Revisão 8º ANO) 9ª ANO
1.Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/3MYy1KTepps
2.Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/3z79gvXn-1M
3.Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/6qgFB9AOmto
4.Formulário Avaliativo presencial e/ou On Line > https://forms.gle/Av38sAshvbyuuvEk9
+++++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula11 - SEMANA DE 17 a 21 maio 2021
ATIVIDADES - Biomas Brasileiros (Revisão 8ºANO) 9ª ANO
1.Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/7DBt0LU8fuM
2.Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/-Chnok9_W_c
3.Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/xLRwlkkZ3hU
4.Formulário Avaliativo Presencial e/ou On Line > https://forms.gle/EFATe623N6mwiZWw9
+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 por turma

Aula 10 - SEMANA DE 10 A 14 maio 2021 
ATIVIDADES - De olho na Conta de Luz! Energia! (Revisão 8º ANO) 9ª ANO 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/FMiSxjHFRnU 
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/GDT1uVbethI 
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/vOkZP2JWX_4 
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/8nvQPcfqSgRJWgNx9

++++++++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 por turma
Aula 9- O Ponto em que Estamos...ainda!

Aula 9 - SEMANA DE 03 a 07 maio (Semana de Avaliação)

Esperamos que todos estejam bem e principalmente com saúde!!
Essa semana ainda estamos em período de avaliação, mas não é por isso que vamos deixar de nos cuidar e nos prevenir contra o Coronavírus. Lembrem-se: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!! E o número de infectados e mortes continua muito alto no Brasil e no Rio de Janeiro.
 Simulação produzida pela Universidade Aalto que fica na Finlândia.
O vídeo com a simulação não está em português e não tem legenda. Mas não se preocupe, nós preparamos uma explicação para vocês lerem antes de assistir ao vídeo.
Se mesmo após ler a explicação e assistir ao vídeo você tiver dúvidas é só entrar em contato pelo Google Classroom ou pelo E-mail do professor.
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE
1º) Leia a explicação que preparamos:
Os pesquisadores estudaram como partículas de aerossóis extremamente pequenas emitidas pelo trato respiratório ao tossir, espirrar ou mesmo falar são transportadas no ar. Essas partículas podem transportar o coronavírus se a pessoa estiver contaminada. Mesmo que essa pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum sintoma da doença.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre as prateleiras, como aquelas encontradas em supermercados; e levando em consideração a ventilação.
O resultado mostra a nuvem de aerossol que se espalha para fora da vizinhança imediata da pessoa que tosse e se dilui no processo. No entanto, isso pode levar vários minutos. “Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e ir embora, mas depois deixa partículas de aerossol extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem então ir parar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades.
Texto com modificações extraído de:

2º) Assista à simulação dos pesquisadores da Universidade Aalto sobre a transmissão do coronavírus.

Após assistir ao vídeo fica evidente a importância do uso de máscara!!
3º) Verifique se você está se protegendo e protegendo as pessoas que convivem com você respondendo ao quiz que preparamos para vocês.

Cada questão respondida tem uma explicação para te ajudar a esclarecer alguma dúvida.
Ah! Tem vídeos para relembrar os cuidados necessários para prevenir a COVID-19.

Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net

+++++++++++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 por turma
Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
Queriiiiidos Alunos(as)!

Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
https://forms.gle/sMrJ1tWjLqYyNPxQ6

Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net

Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Usinas de geração de energia elétrica | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano
Atividade 2 – Matrizes Elétricas> https://youtu.be/ycRaRoMGY2g
Atividade 3 – Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis> https://youtu.be/bdgYTLW4ec4
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/qQWT1Ky34me8zdRCA

++++++++++++++++++++++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 por turma
Aula 7- SEMANA DE 19 A 23 abril 
(Revisão para Avaliação Bimestral)
Atividade 1 - AULA RIOEDUCA NA TV Circuitos elétricos Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano  
Atividade 2 – Correntes elétricas > https://youtu.be/N0DnSlhijOU
Atividade 3 – Transformação de Energia> https://youtu.be/6FFjh9O0KXc
Atividade 4 - Formulário Interativo – Correntes Elétricas>
+++++++++++++++++++++

Aula  6 - CIÊNCIAS - 9º ANO 1901 1902 1903
6ª SEMANA – 12 a 16 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF

Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Fontes e tipos de energia | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano 

Atividade 2 - Vídeo 2 - O que é eletricidade> https://youtu.be/ExD1QEFhh7Q

Atividade 3 - Vídeo 3 - Fontes e Tipos de Energias> https://youtu.be/6DF3GpAfJOU

Atividade 4 - Formulário Interativo – Eletricidade>

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRVbcwzyKzZH5LF6gBMeCPUXun2wABgxd9P0vETBE9kCfoWg/viewform

ORIENTAÇÕES PARA  ATIVIDADE:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
1901
1902
1903

+++++++++++++++
Atividade 5 - CIÊNCIAS - 9º ANO 1901 1902 1903
5ª SEMANA – 05 a 09 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA  ATIVIDADE:

1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo temos uma revisão de Ciências: "Circuitos elétricos"!

2º) Em seguida, responda: 
LINK DA ATIVIDADE ONLINE:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte 
e-mail: ivoniltonfonseca@rioeduca.net Estude bem!

++++++++++++++++++++++++++
Atividade 5 (B) - Aprofundamento dos Estudos Sugeridos
Consumo consciente de energia elétrica. É possível calcular!
ORIENTAÇÕES:
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

1. Como podemos definir Potência?
2. Quais são os tipos de aparelhos que mais consumem energia numa casa? Por quê?
3. Qual é a fórmula matemática para o cálculo de consumo elétrico de um aparelho elétrico?
4. Considere uma casa com 2 chuveiros elétricos, duas TVs, 2 geladeiras, 2 freezers, e 20 lâmpadas. Cada aparelho com 6000,600,60 e 60 de Potência cada, respectivamente. Todos foram ligados por 60 minutos. A companhia elétrica cobra 60 centavos por KWh. Qual o custo diário dessa casa? E, se ficassem ligadas 6horas por dia, qual seria o consumo mensal?
++++++++++++++++++++++++++++

Atividade 4 - CIÊNCIAS - 9º ANO 1901 1902 1903
4ª SEMANA – 22 a 26 Março.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo temos uma revisão de Ciências:
Eclipse Solar e Lunar
2º) Em seguida, responda: 

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte 
e-mail: ivoniltonfonseca@rioeduca.net 
Estude bem!

++++++++++++++++++++++++++

Atividade 3(A) - 2021 CIÊNCIAS - 9º ANO IBF Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 15 a 19 Março.
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES:
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta de revisão: 
“A Picadinha para Combater o Corona Vírus".
Corona Vírus: Alerta Ambiental

2º) Em seguida, responda o Formulário:


3º) Agora, vamos Jogar!?

https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:

ivoniltonfonseca@rioeduca.net

Estude bem!

++++++++++++

 Atividade 3(B) - 2021 CIÊNCIAS - 9º ANO IBF Revisão de Ciências

3ª SEMANA – 08 a 12 Março

CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 03(B): Matizes Elétricas

1º) Assista ao vídeo da Profº Leonardo Timbó. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “Matrizes elétricas”.

2º) Em seguida, responda:

 Copie para seu caderno as atividades da página 42 do Caderno de Ciências ON LINE e responda as perguntas!

https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca#/web/23821407


Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail: 

Estude bem!

++++++++++++

Atividade 2(A) - 2021 CIÊNCIAS - 9º ANO IBF Revisão S 01-05Março

CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 02(A):

1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “Movimentos da Terra”.


2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net 
Estude bem!

++++++++++++++++++++

Atividade 1 (A)- 2021 CIÊNCIAS - 9º ANO IBF Revisão S22-26 FEV

1ª SEMANA – 22 A 26 DE FEVEREIRO

CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 01:

1º) Assista ao vídeo da Profª Leonardo Timbó. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: 
“Energias Renováveis e Não Renováveis”.


2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação

Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail: ivoniltonfonseca@rioeduca.net



Agora, vamos JOGAR?
Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu 
SOBRENOME e sua turma!
Ex: IvoniltonBF2021 1902 0u 1903

++++++++++++++++++++

Primeiras postagens do Ano!

RIOEDUCA na TV

Marc Ferrez-Ciências(2021) 1901 1902 

Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

PodCast 1



Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020

Revisão de Ciências I - 8º ANO

As estações do ano | RioEduca na TV - Revisão Ciências - 8º Ano
(18 FEV)

 

1ª Atividade 1ª Semana(22 FEV a 05 MAR)

Aprofundamento dos estudos

A LUA e suas fases

1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final  tire uma foto das perguntas e respostas e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1. Como podemos definir a LUA? Qual sua origem?
2. O que é a face oculta da LUA? Por quê isso existe?
3. Esquematize os MOVIMENTOS DA LUA com uma breve descrição de cada um deles:
4. As fases da LUA influenciam nossas vidas aqui na TERRA? Como e Por quê?
5. Ao observar a LUA estando nos hemisférios SUL e depois no hemisfério NORTE, observamos o mesmo aspecto da LUA? Por quê?
++++++++++++++++++++

Revisão de Ciências II -8º ANO
Climas e biomas | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano – Revisão do 8º Ano
(24 FEV)
1. Agora, acesse o link 9º ANO 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA, resolva em seu caderno de Ciências os exercícios das páginas 43 e 49;
2. Acesse o link 8º ANO 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA e faça a revisão dos exercícios páginas 46 e 48!

Aprofundamento dos estudos

Revisão 8º Ano
++++++++++++++++++++

Atividade II Ciências - Avaliação Diagnóstica

ENDEMIA EPIDEMIA PANDEMIA

Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF2021

++++++++++++++++++++

Semana de 01Mar a 05Mar

Transformação de Energia(Revisão 8º ANO)

https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca#/web/23821407


++++++++++++++++++++++++++
3ª Semana 03 Março 
Tira Dúvidas do 6º ao 9º ANO
Ciências




Nenhum comentário:

Postar um comentário