Ciências 2024: Galáxias, Estrelas e Planetas
Você já se perguntou "POR QUE"?
Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:
1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?
2. Em que os NAVAJOS acreditavam?
3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?
4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?
5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:
6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a LUZ demora pra chegar na Terra?
7.Qual é a velocidade da luz no vácuo? 8. O que é ANO-LUZ?
9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?
Fatos rápidos sobre o Sol
- Nome oficial: Sol
- Nomes alternativos: Sol, Hélio
- Designações de catálogo: Nenhuma
- Tipo de estrela: anã amarela
- Magnitude aparente: -26.74
- Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
- Luminosidade: 3.828×10²⁶ W . Raio: 695.700 km
- Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
- Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos
- Distância da Terra: 149 milhões km
- Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
- Que tipo de estrela é o Sol?
O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.
Qual o tamanho do Sol?
O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.
Quão quente é o Sol?
A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.
As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.
Camadas do Sol
Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.
Camadas internas:
- Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
- Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
- Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.
Camadas externas:
- Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
- Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
- Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
- Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.
Atividade Remota- 25-10-24
Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima
Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163
1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?
2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?
3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?
4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:
5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.
6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula
Rio, 16.10.24 quarta - (Continuação)
Problematização:
1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.
2. O que é o SOLSTÍCIO?
3. O que é o EQUINÓCIO?
4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)
5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)
Rio, 21.10.24 segunda-feira
Problematizando....
2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?
Rio, 23.10.24
3. Quais são as fases da LUA?
4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:
5. Qual é o perigo de um eclipse solar?
6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:
7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?
8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:
VAMPIRAS DE AMORES
Ciências 2024
Atividade Remota - 1901
Rio, 24.10.24 Ciências 1903 2T (quinta-feira), Turma 1902 e
Turma 1901 (sexta-feira)
Galáxias e Estrelas
Assista o filme > SLINGSHOT
Acesse o site https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-galaxias.htm
Agora vamos à Problematização:
1.
Como definimos uma GALÁXIA?
2.
Defina ANO-LUZ:
3. Por
que outras estrelas não brilham no céu durante o dia quase todo?
4.
Como definimos ASTROLOGIA?
5. O
que são CONSTELAÇÕES? Dê exemplos:
6. Por
que existem tantas crendices sobre os nomes e o papel dos planetas e estrelas
de nosso sistema SOLAR?
7.
Esquematize as fases de EVOLUÇÃO das ESTRELAS (10cmx10cm)
8. As
estrelas podem ser classificadas de acordo com suas características. Explique o
cada uma dela está sendo nesse momento:
a.
Gigante-vermelha:
b. Anã
branca:
c.
Super-nova:
d.
Estrela de Nêutrons:
9. O
que é NEBULOSA?
10.
Onde se encontra o Sistema SOLAR na VIA LÁCTEA?
Esquematize(10cmx10cm)
11.
Hoje você recebeu essa mensagem: 9( 0oO9oOoo))k09o)))99)M
))-0-))0_))09-_)90-)-((0—(0-990-9PP00OO000(9º)9). Se você decodificar
terá de embarcar para uma Galáxia vizinha deixando a TERRA para trás. Você se
sente preparado para a missão? Por que?
12. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.
13. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra? Faça isso também: Crie uma poesia, um conto. Junte com seu desenho e entregue ao professor na próxima aula.
Gabarito prova da 3º Bimestre - 9º ANO (SETEMBRO/2024)
Escola Municipal Marc Ferrez – 9º ANO – TURMA 190___ -
SME/RJ
Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca
- Data:___ / 09 / 2024
Cartão
Resposta: Parte 1: Múltipla Escolha
11. Resposta correta: Verdadeiro 12. Resposta correta: Verdadeiro 13. Resposta correta: Verdadeiro 14. Resposta correta: Verdadeiro 15. Resposta correta: Verdadeiro
|
16. (Balanceamento Químico) Resposta correta: b) 3 17. (Cálculo de Frequência de Onda) Resposta correta: a) 680 Hz 18. (Análise de Reação Química) Resposta correta: b) Ele é utilizado em extintores de incêndio e na cozinha para fazer bolos crescerem 19. (Problema sobre Ondas Eletromagnéticas) Resposta correta: b) Ela é absorvida por objetos e mede as variações de temperatura 20. (Efeitos de Radiação Ultravioleta) Resposta correta: a) Usar protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado 21. Associe os tipos de reações químicas aos exemplos correspondentes: A > 1 B > 2 C > 3 22. Associe as radiações às suas aplicações: A > 1 B > 2 C > 3 |
Respostas
das questões discursivas:
23. Explique o processo de uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. Dê um exemplo de uma aplicação prática desse tipo de reação.
Resposta esperada: Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base, resultando na formação de um sal e água. O ácido libera íons H⁺ e a base libera íons OH⁻, que se combinam para formar água (H₂O). Um exemplo prático é a neutralização da acidez estomacal com antiácidos (hidróxido de magnésio), que neutralizam o ácido clorídrico no estômago, formando cloreto de magnésio (sal) e água.
25. Descreva como as ondas mecânicas e eletromagnéticas são utilizadas em diferentes tipos de comunicação.
Resposta esperada: Ondas mecânicas, como as ondas sonoras, são utilizadas em sistemas de comunicação, como telefones e rádios, onde o som viaja através de meios materiais. Ondas eletromagnéticas, como ondas de rádio e micro-ondas, são utilizadas em comunicações sem fio, como transmissão de sinais de televisão, rádio e internet, permitindo a transmissão de dados através do vácuo ou de meios materiais.
26. Explique o impacto das radiações ionizantes na saúde humana e como elas são usadas de forma segura na medicina.
Resposta esperada: Radiações ionizantes, como os raios-X e os raios gama, possuem energia suficiente para remover elétrons de átomos, podendo causar danos ao DNA e aumentar o risco de câncer. No entanto, são amplamente usadas de forma segura na medicina, como em exames de raios-X e tratamentos de radioterapia para destruir células cancerígenas. Para garantir a segurança, os profissionais utilizam barreiras de chumbo e limitam o tempo de exposição, minimizando os riscos.
27. Discuta as diferenças entre uma reação de síntese e uma reação de decomposição, incluindo exemplos de cada.
Resposta esperada: Uma reação de síntese ocorre quando dois ou mais reagentes se combinam para formar um único produto, como na formação da água (H₂ + O₂ → H₂O). Já uma reação de decomposição envolve a quebra de um composto em dois ou mais produtos, como na decomposição da água em hidrogênio e oxigênio (2H₂O → 2H₂ + O₂). Reações de síntese são usadas na fabricação de substâncias como plásticos, enquanto reações de decomposição são usadas em processos como o tratamento de resíduos.
As cores Primárias: Vermelho , azul e Amarelo
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!
Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.
Ciências 2021
1ª SEMANA - 1901,1902,1903
Estudo Dirigido sobre ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS
ATIVIDADE:
Assista os vídeos postados junto com essa aula.
LINKs: >https://www.youtube.com/watch?v=OZRxG2FIg7g
>https://youtu.be/hWdOZcDzjt4
Copie as perguntas em seu caderno e responda.
PERGUNTAS:
1) Quantos tipos de átomos existem no universo?
2) Como é possibilitada toda diversidade de matéria presente no universo?
3) Como é um átomo em equilíbrio (ou neutro)?
4) O que são elementos químicos?
5) Como os elementos químicos são formados?
6) Quantos elementos químicos conhecemos? Quantos elementos químicos são encontrados naturalmente no nosso planeta?
7) Como se comportam os átomos de um mesmo elemento químico em uma reação química?
8) Como representamos cada tipo de átomo ou de elemento químico?
ATIVIDADE- (Revisão avaliativa) 9ª ANO e PEJA 161 162
ORIENTAÇÕES:
Esta atividade é de revisão dos conteúdos estudados no 2º bimestre.
As questões são referentes às atividades 1 a 6.
Muita calma e atenção ao responder as questão.
Faça revisão dos vídeos das atividades anteriores.
ESTUDEM PARA A AVALIAÇÃO!
Link da atividade: https://forms.gle/R9u9Lf9KWrNpFAMi6
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
https://forms.gle/sMrJ1tWjLqYyNPxQ6
ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Usinas de geração de energia elétrica | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano
Atividade 2 – Matrizes Elétricas> https://youtu.be/ycRaRoMGY2g
Atividade 3 – Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis> https://youtu.be/bdgYTLW4ec4
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/qQWT1Ky34me8zdRCA
Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Fontes e tipos de energia | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano
Atividade 2 - Vídeo 2 - O que é eletricidade> https://youtu.be/ExD1QEFhh7Q
Atividade 3 - Vídeo 3 - Fontes e Tipos de Energias> https://youtu.be/6DF3GpAfJOU
Atividade
4 - Formulário Interativo – Eletricidade>
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRVbcwzyKzZH5LF6gBMeCPUXun2wABgxd9P0vETBE9kCfoWg/viewform
1. Como podemos definir Potência?2. Quais são os tipos de aparelhos que mais consumem energia numa casa? Por quê?3. Qual é a fórmula matemática para o cálculo de consumo elétrico de um aparelho elétrico?4. Considere uma casa com 2 chuveiros elétricos, duas TVs, 2 geladeiras, 2 freezers, e 20 lâmpadas. Cada aparelho com 6000,600,60 e 60 de Potência cada, respectivamente. Todos foram ligados por 60 minutos. A companhia elétrica cobra 60 centavos por KWh. Qual o custo diário dessa casa? E, se ficassem ligadas 6horas por dia, qual seria o consumo mensal?++++++++++++++++++++++++++++
2º) Em seguida, responda o Formulário:
3º) Agora, vamos Jogar!?
https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Estude bem!
++++++++++++
Atividade 3(B) - 2021 CIÊNCIAS - 9º ANO IBF Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 08 a 12 Março
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE
03(B): Matizes Elétricas
1º) Assista ao vídeo da
Profº Leonardo Timbó. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “Matrizes
elétricas”.
2º) Em seguida, responda:
Copie para seu caderno as atividades da página 42 do Caderno de Ciências ON LINE e responda as perguntas!
https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca#/web/23821407Primeiras postagens do Ano!
Marc Ferrez-Ciências(2021) 1901 1902
Em breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!
Em breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!
Revisão de Ciências I - 8º ANO
1ª Atividade 1ª Semana(22 FEV a 05 MAR)
Aprofundamento dos estudos
A LUA e suas fases
1. Assista as vídeos-aulas!2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto das perguntas e respostas e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO:1. Como podemos definir a LUA? Qual sua origem?2. O que é a face oculta da LUA? Por quê isso existe?3. Esquematize os MOVIMENTOS DA LUA com uma breve descrição de cada um deles:4. As fases da LUA influenciam nossas vidas aqui na TERRA? Como e Por quê?5. Ao observar a LUA estando nos hemisférios SUL e depois no hemisfério NORTE, observamos o mesmo aspecto da LUA? Por quê?++++++++++++++++++++
Climas e biomas | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano – Revisão do 8º Ano
(24 FEV)
Aprofundamento dos estudos
Atividade II Ciências - Avaliação Diagnóstica
Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!
Ex: IvoniltonBF2021
++++++++++++++++++++
Semana de 01Mar a 05Mar
Transformação de Energia(Revisão 8º ANO)
https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca#/web/23821407
Nenhum comentário:
Postar um comentário