(2020)Marc Ferrez-Ciências 1901 1902

20ª Atividade 34ª Semana(14 a 18 Dez)

2° Unidade de Aprendizagem/SME

Meio Ambiente e efeito Estufa
ORIENTAÇÕES:
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe para o e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net

PERGUNTAÇÃO:
1.Quais são os gases de efeito estufa?
2.Quais são as consequências do Efeito Estufa na Terra?
3. Por que a presença dos GEE(gases de Efeito Estufa) aumentou nos últimos anos?
4. Quais são as principais atividades que provocam esse aumento?
5. Atualmente existem alternativas para evitar o Aquecimento Global?

Pesquisa: Leia a reportagem e faça uma resenha sobre o TEMA:

Gases como o carbono poluem o meio ambiente e provocam o efeito estufa, acelerando as mudanças climáticas. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

+++++++++++++++++++

19ª Atividade 33ª Semana(07 a 11 Dez)

2° Unidade de Aprendizagem/SME

Radiação a serviço da Saúde
ORIENTAÇÕES:
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.

Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1. Defina radiação:
2. Qual objetivo da Medicina Nuclear?
3.Quais são os exames de radiação nuclear?
4. Por quê utilizamos a radiação Nuclear?
5. É possível utilizar a radiação para outros objetivos?Quais?
6. A frequência ionizante e não ionizante tem as mesmas consequências ?Explique:
+++++++++++++++++++
18ª Atividade 32ª Semana(30 Nov a 04 Dez)

2° Unidade de Aprendizagem/SME
Propagação do SOM
ORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.


3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o SOM?
2. Defina:
a. Onda Sonora
b. Frenquência
3. O que é comprimento de onda?Faça um esquema demonstrativo:
4. Que meios favorecem a transmissão das ondas sonoras?Existem diferentes velocidades para esse fenômeno?
5. O que é o ECO? Como alguns seres vivos, inclusive os humanos utilizam a REVERBERAÇÃO do SOM?
+++++++++++++++++++
17ª Atividade 31ª Semana(23 Nov a 27 Nov)
2° Unidade de Aprendizagem/SME
MAGNETISMO
ORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o Magnetismo?
2. Defina:
a. imã
b. campo magnético
3. O que é uma substância ferromagnética?Dê exemplo:
4. O que é uma substância diamagnética?Dê exemplos:
5. O que é o alumínio em relação ao imã?
+++++++++++++++++++
16ª Atividade 30ª Semana(16 Nov a 20 Nov)
1° Unidade de Aprendizagem/SME
LUZ
ORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre a Luz?
2. Defina LUZ:
3. O que é penumbra?
4. Você pode notar a velocidade da luz? Por quê?
5. Refração e Reflexão é a mesma coisa?Por quê?
6. O que é o espectro luminoso?
7. O que é o Arco-íris?
8. Como utilizamos os espelho convexos e côncavos?
9. Qual é lente convergente e lente divergente?
10. Quais são os meios de propagação da luz? 
++++++++++++++++++++
15ª Atividade 29ª Semana(09 Nov a 11 Nov)
1° Unidade de Aprendizagem/SME
ORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1. O que é uma REAÇÂO QUÍMICA?
2. O que são REAGENTES?
3. O que são PRODUTOS?
4. O que diz a LEI DA CONSERVAÇÂO DAS MASSAS?
5. O que diz a LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES?
6. Descreva a equação química da formação da água indicando quem são os reagentes e qual é o produto.
7. Cite 5 possíveis evidências de transformação química.

++++++++++++++++++++
14ª Atividade 28ª Semana(03 Nov a 06 Nov)
1°Unidade de Aprendizagem/SME
Tema: A HABITABILIDADE TERRESTRE E A BIODIVERSIDADE
e BIODIVERSIDADE BRASILEIRA – NOSSA MAIOR RIQUEZA

Assista agora uma AUDIO aula sobre o tema com a professora Inês Mauad!
Acesse o LINK aqui Material de Complementação Escolar , leia o texto de Ciências e faça os exercícios.
Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net



++++++++++++++++++++

13ª Atividade 27ª Semana(26 Out a 30 Out)

MUITA ATENÇÃO>>>

A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à 
Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 26 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 27ª. 
Usem máscaras, mantenham hábitos preventivos constantes! Protejam-se!

Acesse toda reorganização Curricular Carioca no link da plataforma TEAMS de sua TURMA!

TEMA:Endemias, epidemias e pandemias!
Problematizando...

LEITURA DE TEXTO(extraído do Facebook do professor Jorge Santos para fins educativos)
A defesa da vacinação obrigatória tem um motivo: loucos por aí, ignorantes fundamentais, criaram teorias delirantes de que vacinas matam.
Por exemplo, uma súcia que se diz defensora de um modo de vida saudável acha por bem não vacinar os filhos, porque um médico desonesto, nos anos 80, disse que a vacina contra o sarampo provocava autismo. Resultado: o sarampo voltou a crescer e matar.
Só uma pergunta: se a vacina contra a pólio não fosse obrigatória, não veríamos crianças de muletas, andando com dificuldade ou entrevadas numa cadeira de rodas? 
E a vacina contra a varíola? Se não fosse obrigatória, ainda veríamos mortos ou com a cara marcada de sulcos.
Não é obrigatória a vacinação contra o tifo, a coqueluche, a tuberculose? Procure ver o mal que causam...
Em resumo: sem vacinas, essas doenças matam! Ah, e a meningite? Não precisa de vacina? Você gostaria de ver seu filho morto ou, sobrevivendo, retardado para sempre?
Sabe por que a vacina tem que ser obrigatória? Porque se EU não tomar, posso MORRER ou, infectando, posso MATAR pessoas. 
Eu posso escolher MORRER, mas não posso MATAR os outros. 
Se vivemos em sociedade, escolhas individuais podem ser aceitas, MAS não a ponto de matar outras pessoas.
Ou a COVID-19 é uma ficção? As pessoas usam máscaras por quê? Moda? 
Ah,sim, pergunte a uma pessoa que tenha parentes e amigos lutando contra a Covid... Elas estão glorificando o Senhor ou em desespero por uma vida que pode acabar?
Pense bem antes de ser contra a vacinação obrigatória. 
Aos olhos de Deus e perante a sociedade, tenho eu o DIREITO de matar , quando posso evitar? 
Coloquei DEUS porque são pessoas cristãs que mais se opõem, curiosamente mandando às favas o "ama ao próximo como a ti mesmo"...
Jorge Santos
Professor aposentado
23/10/2020

Agora responda:

O que você pensa sobre OBRIGATORIEDADE de VACINAÇÃO?
Concorda ou Discorda?
Por quê?
Apresente sua considerações enviando essas respostas para o e-mail do professor Ivonilton
ivoniltonfonseca@rioeduca.net 

E agora para relaxar...

Vamos Hackear o conhecimento sobre este TEMA da Unidade de Aprendizagem 1 (2020-2021)
com mais um GAME do KAHOOT! Divirta-se e Aprenda mais!PARTICIPE!
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivonilton
ivoniltonfonseca@rioeduca.net 
LINK:    ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA
===================================================================
12ªAtividade 26ª Semana(19 Out a 23 Out)
Visita Virtual ao Museu Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.

O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. No fim de dezembro de 2013, MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas que visitaram a instituição desde o início da contagem, em 2003.

Com uma equipe multidisciplinar, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, o Museu possui o setor de Ação Educativa que atende diariamente estudantes, professores e o público em geral, bem como realiza cursos e oficinas, abertas ao público, com o objetivo de capacitar pessoas no desenvolvimento de trabalhos e projetos.

MUSEU OSCAR NIEMEYER




VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL?


Você conhece bem o o espaço real ou TERRITÓRIO Brasileiro? Você sabe a diferença entre MAPA e Território?
Como estão seus conhecimentos sobre o Coronavírus? Venha testar seus conhecimentos!
O Professor Ivonilton está convidando você e sua família para treinar os seus conhecimentos em dois jogos bem divertidos!
Bom Jogo!


PARTICIPE!
Após o término da tarefa envie comentários  para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
------------------------------------------------------------------------
11ª Atividade 25ª Semana(12 Set a 16 Out)

Experiências simples de CIÊNCIAS! Divirta-se EM CASA!!!

Aprendendo e se divertindo após a SEMANA DA CRIANÇA!

Com a ajuda de um responsável, vocês podem escolher um dos experimentos do vídeo para tentar fazer na casa de vocês. E caso vocês queiram filmar e compartilhar a experiência com o seu Professor envie o seu vídeo para o e-mail> ivoniltonfonseca@rioeduca.net


Após o término da tarefa envie comentários  para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
------------------------------------------------------------

10ª Atividade 24ª Semana(05 Set a 09 Out)

👀

Dia 09 de Outubro 14hs! "Meeting" de Ciências com o Professor Ivonilton para tirar dúvidas e bater um papo!

Apresentação de Jogos Educativos para as atividades de Ciências com o Professor Ivonilton Fonseca.


VAMOS BRINCAR e Estudar!
Acesse o LINK do KAHOOT
Reações Químicas

--------------------------------------------------------------------

9ª Atividade 23ª Semana(28 Set a 02 Out)

👀


Dia 02 de Outubro 14hs!
Meeting de Ciências com o Professor Ivonilton!
Revisão e Correção das Atividades com o Professor Ivonilton Fonseca.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ª ATIVIDADE – 22ª SEMANA - 21 Set a 25 Set CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca

CONTINUAÇÃO...

Acesse novos vídeos motivadores:
NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 180.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7ª ATIVIDADE – 21ª SEMANA - 14 Set a 18 Set CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca 9º ANO - Turma: 1901 e 1902
REVISÃO DA MATÉRIA ANTERIOR

Acesse novos vídeos motivadores:
CONSERVAÇÃO DAS MASSAS

Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 179.

Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª ATIVIDADE – 20ª SEMANA - 08 Set a 11Set CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca 9º ANO - Turma: 1901 e 1902
Acesse novos vídeos motivadores:
CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 179.

Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5ª ATIVIDADE – 19ª SEMANA -31/08 a 04/09 - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca 9º ANO - Turma: 1901 e 1902 

Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?

Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1
 Acesse o link acima e responda ao questionário!

TEMA DA SEMANA: REVISÃO

Acesse novos vídeos motivadores:https://www.youtube.com/watch?v=JWimjJZpCq8

https://www.youtube.com/watch?v=OW5F4sgXb9w

https://www.youtube.com/watch?v=COCltmSHdsU

FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES

 Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais

Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.

Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Material de apoio: 

http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf

4ª ATIVIDADE – 18ª SEMANA -24 A 28 DE AGOSTO- CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca 9º ANO - Turma: 1901 e 1902 

Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?

Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1 Acesse o link acima e responda ao questionário!

TEMA DA SEMANA:

FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES

 Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais

Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.

Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Material de apoio:http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf

Assista com bastante atenção ao vídeo abaixo sobre o TEMA:
https://youtu.be/SFGUPgcsu3w




Vamos iniciar na próxima semana a inclusão de podcast de Ciências:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª ATIVIDADE – 17ª SEMANA -17 A 21 DE AGOSTO- CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca 9º ANO - Turma: 1901 e 1902

Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1

Acesse o link acima e responda ao questionário!

Em seguida, copie e responda no seu caderno as perguntas.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o
 e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Material de apoio: 
http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª ATIVIDADE – 16ª SEMANA -10 A 14 DE AGOSTO- CIÊNCIAS
Assunto: Ligações Químicas (Regra do Octeto).
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo, e comece seus estudos da página 177.
Material de apoio:

Assista com bastante atenção ao vídeo abaixo sobre o “Ligações Químicas” e anote os pontos principais: https://www.youtube.com/watch?v=fnvpOh6Gxpg

Em seguida, copie e responda no seu caderno as perguntas da página 177 da apostila. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma(poste inclusive os exercícios atrasados).

1ª Atividade do 2º Semestre 2020.
9º ANO - Turma: 1901 e 1902

Últimas Atividades do 1º Semestre 2020.
9º ANO - Turma: 1901 e 1902
14ª SEMANA - DE 06/07 A 10/07/2020
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo, e comece seus estudos da página 175.

O LIXO E AS REAÇÕES QUÍMICAS SE PROCESSAM COM VELOCIDADES DIFERENTES

Uma observação corriqueira, em nosso dia a dia, é o fato de que um aumento da temperatura sempre acarreta um aumento na velocidade das reações químicas. O melhor modo para conservação de alimentos, isto é, diminuir o processo da reação química, é colocá-lo na geladeira ou no freezer. Para acelerar o processo de cozimento dos alimentos, isto é, a reação química, aumenta-se a temperatura da chama do fogão. Outro fator de grande importância na velocidade de uma reação é a superfície de contato das substâncias. Em nosso dia a dia, observamos várias reações químicas que acontecem com

maior ou menor velocidade em virtude da superfície de contato. Vejamos a carne, por exemplo. A carne na forma moída, geralmente, apresenta um prazo de validade menor do que a peça inteira. Isso porque a superfície de contato na carne moída é muito maior do que numa peça inteira. A partir desta constatação, pode-se concluir que a reação de decomposição é mais veloz na forma moída. Portanto, quanto mais fragmentados estiverem os reagentes, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, e assim, maior será a velocidade da reação química.

AS REAÇÕES QUÍMICAS FAZEM PARTE DO COTIDIANO

A fermentação é um conjunto de reações químicas, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é quebrada em compostos mais simples, liberando energia. Quando fazemos pães, observamos que os ingredientes iniciais, como o fermento e a farinha, transformam-se em pão

delicioso e quentinho! A razão da água oxigenada, aquela que compramos em farmácia, formar espuma é pelo fato de o sangue e as células terem a enzima catalase. Quando a água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na presença da enzima, acaba se transformando em água (H2O) e gás oxigênio(O2). A espuma são bolhas de oxigênio puro, liberadas por nosso corpo.O tempo, a superfície de contato e a temperatura são alguns fatores importantes para a velocidade das reações químicas.

1 - Escreva duas reações químicas que se realizam mais rapidamente na presença de luz.

2 - O ______________, a _________________________ e a ____________________são fatores importantes para a velocidade das reações químicas.

3 - A carne, na forma moída, geralmente, apresenta um prazo de validade ____________(maior/menor) do que a peça inteira. Isso porque a superfície de contato na carne moída é muito____________________ (maior/menor) do que numa peça inteira.

4 - Quando fazemos pães, observamos que os ingredientes iniciais se transformam em um delicioso

e quentinho pão! Que reação química ocorre na produção do pão?  ______________________.

5 - A água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na presença da enzima_________________, e transforma em_______________________ e _______________________.

 - Leia sua apostila da página 175 e 176.

Registre em seu caderno os exercícios da página 175 e 176.

Registre em seu caderno um esquema colorido sobre as ECOLIXEIRAS indicando as diferenças específicas sobre as cores e destinos do lixo; registre em seu caderno um comentário sobre a importância do cuidado com o lixo Urbano, residencial e industrial.

Registre um grupo de fotos sobre sua atividade com uma explicação simples!

Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Acesse os links motivadores:

http://ecolixeiras2012.blogspot.com/2012/05/significado-das-cores-das-lixeiras.html

http://silescorsin.blogspot.com/2012/04/texto-reciclagem.html

Acesse os vídeos motivadores:

https://youtu.be/LvvBUewOOgU

https://youtu.be/MiuIckYJfQY

https://youtu.be/2mYSbkOXl5g


1ª SEMANA - DE 13 A 17/04/2020 9º ANO
Turma: 1901 e 1902 
Estudo Dirigido sobre ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS ATIVIDADE:
Assista os vídeos postados junto com essa aula.

Copie as perguntas em seu caderno e responda com base na apostila (páginas: 158-161).
PERGUNTAS: 
1) Quantos tipos de átomos existem no universo?
2) Como é possibilitada toda diversidade de matéria presente no universo?
3) Como é um átomo em equilíbrio (ou neutro)?
4) O que são elementos químicos?
5) Como os elementos químicos são formados?
6) Quantos elementos químicos conhecemos? Quantos elementos químicos são encontrados naturalmente no nosso planeta? 
7) Como se comportam os átomos de um mesmo elemento químico em uma reação química?
8) Como representamos cada tipo de átomo ou de elemento químico?


Nenhum comentário:

Postar um comentário