20ª Atividade 34ª Semana(14 a 18 Dez)
2° Unidade de Aprendizagem/SME
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
PERGUNTAÇÃO:1.Quais são os gases de efeito estufa?2.Quais são as consequências do Efeito Estufa na Terra?3. Por que a presença dos GEE(gases de Efeito Estufa) aumentou nos últimos anos?4. Quais são as principais atividades que provocam esse aumento?5. Atualmente existem alternativas para evitar o Aquecimento Global?
Pesquisa: Leia a reportagem e faça uma resenha sobre o TEMA:
+++++++++++++++++++
19ª Atividade 33ª Semana(07 a 11 Dez)
2° Unidade de Aprendizagem/SME
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO:1. Defina radiação:2. Qual objetivo da Medicina Nuclear?3.Quais são os exames de radiação nuclear?4. Por quê utilizamos a radiação Nuclear?5. É possível utilizar a radiação para outros objetivos?Quais?6. A frequência ionizante e não ionizante tem as mesmas consequências ?Explique:+++++++++++++++++++18ª Atividade 32ª Semana(30 Nov a 04 Dez)
2° Unidade de Aprendizagem/SMEPropagação do SOMORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o SOM?2. Defina:a. Onda Sonorab. Frenquência3. O que é comprimento de onda?Faça um esquema demonstrativo:4. Que meios favorecem a transmissão das ondas sonoras?Existem diferentes velocidades para esse fenômeno?5. O que é o ECO? Como alguns seres vivos, inclusive os humanos utilizam a REVERBERAÇÃO do SOM?+++++++++++++++++++17ª Atividade 31ª Semana(23 Nov a 27 Nov)2° Unidade de Aprendizagem/SMEMAGNETISMOORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o Magnetismo?2. Defina:a. imãb. campo magnético3. O que é uma substância ferromagnética?Dê exemplo:4. O que é uma substância diamagnética?Dê exemplos:5. O que é o alumínio em relação ao imã?+++++++++++++++++++16ª Atividade 30ª Semana(16 Nov a 20 Nov)1° Unidade de Aprendizagem/SMELUZORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre a Luz?2. Defina LUZ:3. O que é penumbra?4. Você pode notar a velocidade da luz? Por quê?5. Refração e Reflexão é a mesma coisa?Por quê?6. O que é o espectro luminoso?7. O que é o Arco-íris?8. Como utilizamos os espelho convexos e côncavos?9. Qual é lente convergente e lente divergente?10. Quais são os meios de propagação da luz? ++++++++++++++++++++15ª Atividade 29ª Semana(09 Nov a 11 Nov)1° Unidade de Aprendizagem/SMEORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO:
1. O que é uma REAÇÂO QUÍMICA?
2. O que são REAGENTES?
3. O que são PRODUTOS?
4. O que diz a LEI DA CONSERVAÇÂO DAS MASSAS?
5. O que diz a LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES?
6. Descreva a equação química da formação da água indicando quem são os reagentes e qual é o produto.
7. Cite 5 possíveis evidências de transformação química.
++++++++++++++++++++14ª Atividade 28ª Semana(03 Nov a 06 Nov)1°Unidade de Aprendizagem/SMETema: A HABITABILIDADE TERRESTRE E A BIODIVERSIDADEe BIODIVERSIDADE BRASILEIRA – NOSSA MAIOR RIQUEZA
Assista agora uma AUDIO aula sobre o tema com a professora Inês Mauad!Acesse o LINK aqui Material de Complementação Escolar , leia o texto de Ciências e faça os exercícios.Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
13ª Atividade 27ª Semana(26 Out a 30 Out)
MUITA ATENÇÃO>>>
A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 26 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 27ª. Usem máscaras, mantenham hábitos preventivos constantes! Protejam-se!
Acesse toda reorganização Curricular Carioca no link da plataforma TEAMS de sua TURMA!
TEMA:Endemias, epidemias e pandemias!Problematizando...
LEITURA DE TEXTO(extraído do Facebook do professor Jorge Santos para fins educativos)A defesa da vacinação obrigatória tem um motivo: loucos por aí, ignorantes fundamentais, criaram teorias delirantes de que vacinas matam.Por exemplo, uma súcia que se diz defensora de um modo de vida saudável acha por bem não vacinar os filhos, porque um médico desonesto, nos anos 80, disse que a vacina contra o sarampo provocava autismo. Resultado: o sarampo voltou a crescer e matar.
Só uma pergunta: se a vacina contra a pólio não fosse obrigatória, não veríamos crianças de muletas, andando com dificuldade ou entrevadas numa cadeira de rodas?
E a vacina contra a varíola? Se não fosse obrigatória, ainda veríamos mortos ou com a cara marcada de sulcos.
Não é obrigatória a vacinação contra o tifo, a coqueluche, a tuberculose? Procure ver o mal que causam...
Em resumo: sem vacinas, essas doenças matam! Ah, e a meningite? Não precisa de vacina? Você gostaria de ver seu filho morto ou, sobrevivendo, retardado para sempre?
Sabe por que a vacina tem que ser obrigatória? Porque se EU não tomar, posso MORRER ou, infectando, posso MATAR pessoas.
Eu posso escolher MORRER, mas não posso MATAR os outros.
Se vivemos em sociedade, escolhas individuais podem ser aceitas, MAS não a ponto de matar outras pessoas.
Ou a COVID-19 é uma ficção? As pessoas usam máscaras por quê? Moda?
Ah,sim, pergunte a uma pessoa que tenha parentes e amigos lutando contra a Covid... Elas estão glorificando o Senhor ou em desespero por uma vida que pode acabar?
Pense bem antes de ser contra a vacinação obrigatória.
Aos olhos de Deus e perante a sociedade, tenho eu o DIREITO de matar , quando posso evitar?
Coloquei DEUS porque são pessoas cristãs que mais se opõem, curiosamente mandando às favas o "ama ao próximo como a ti mesmo"...
Jorge Santos
Professor aposentado
23/10/2020
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
1. O que é uma REAÇÂO QUÍMICA?
2. O que são REAGENTES?
3. O que são PRODUTOS?
4. O que diz a LEI DA CONSERVAÇÂO DAS MASSAS?
5. O que diz a LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES?
6. Descreva a equação química da formação da água indicando quem são os reagentes e qual é o produto.
7. Cite 5 possíveis evidências de transformação química.
MUITA ATENÇÃO>>>
A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 26 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 27ª.
Agora responda:
O que você pensa sobre OBRIGATORIEDADE de VACINAÇÃO?Concorda ou Discorda?Por quê?Apresente sua considerações enviando essas respostas para o e-mail do professor Ivoniltonivoniltonfonseca@rioeduca.net
E agora para relaxar...
Vamos Hackear o conhecimento sobre este TEMA da Unidade de Aprendizagem 1 (2020-2021)com mais um GAME do KAHOOT! Divirta-se e Aprenda mais!PARTICIPE!
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivoniltonivoniltonfonseca@rioeduca.net
LINK: ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA===================================================================12ªAtividade 26ª Semana(19 Out a 23 Out)Visita Virtual ao Museu Niemeyer
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivonilton
LINK: ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.
O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. No fim de dezembro de 2013, MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas que visitaram a instituição desde o início da contagem, em 2003.
Com uma equipe multidisciplinar, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, o Museu possui o setor de Ação Educativa que atende diariamente estudantes, professores e o público em geral, bem como realiza cursos e oficinas, abertas ao público, com o objetivo de capacitar pessoas no desenvolvimento de trabalhos e projetos.
MUSEU OSCAR NIEMEYER
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL?
Você conhece bem o o espaço real ou TERRITÓRIO Brasileiro? Você sabe a diferença entre MAPA e Território?Como estão seus conhecimentos sobre o Coronavírus? Venha testar seus conhecimentos!O Professor Ivonilton está convidando você e sua família para treinar os seus conhecimentos em dois jogos bem divertidos!Bom Jogo!
PARTICIPE!Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).Dúvidas?Material de apoio:------------------------------------------------------------------------11ª Atividade 25ª Semana(12 Set a 16 Out)
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.
O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes. No fim de dezembro de 2013, MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas que visitaram a instituição desde o início da contagem, em 2003.
Com uma equipe multidisciplinar, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, o Museu possui o setor de Ação Educativa que atende diariamente estudantes, professores e o público em geral, bem como realiza cursos e oficinas, abertas ao público, com o objetivo de capacitar pessoas no desenvolvimento de trabalhos e projetos.
MUSEU OSCAR NIEMEYER
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL?
Experiências simples de CIÊNCIAS! Divirta-se EM CASA!!!
Aprendendo e se divertindo após a SEMANA DA CRIANÇA!
Com a ajuda de um responsável, vocês podem escolher um dos experimentos do vídeo para tentar fazer na casa de vocês. E caso vocês queiram filmar e compartilhar a experiência com o seu Professor envie o seu vídeo para o e-mail> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).Dúvidas?Material de apoio:------------------------------------------------------------
10ª Atividade 24ª Semana(05 Set a 09 Out)
👀
Dia 09 de Outubro 14hs! "Meeting" de Ciências com o Professor Ivonilton para tirar dúvidas e bater um papo!
Apresentação de Jogos Educativos para as atividades de Ciências com o Professor Ivonilton Fonseca.
VAMOS BRINCAR e Estudar!Acesse o LINK do KAHOOTReações Químicas
--------------------------------------------------------------------
9ª Atividade 23ª Semana(28 Set a 02 Out)
👀
Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?
Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1
TEMA DA SEMANA: REVISÃO
Acesse novos vídeos motivadores:https://www.youtube.com/watch?v=JWimjJZpCq8
https://www.youtube.com/watch?v=OW5F4sgXb9w
https://www.youtube.com/watch?v=COCltmSHdsU
FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES
Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?
Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1 Acesse o link acima e responda ao questionário!
TEMA DA SEMANA:
FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES
Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Material de apoio:http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf
Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1
Acesse o link acima e responda ao questionário!
Em seguida, copie e responda no seu caderno as perguntas.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
O LIXO E AS REAÇÕES QUÍMICAS SE PROCESSAM COM
VELOCIDADES DIFERENTES
Uma observação corriqueira, em nosso dia a dia, é o fato de
que um aumento da temperatura sempre acarreta um aumento na velocidade das reações
químicas. O melhor modo para conservação de alimentos, isto é, diminuir o
processo da reação química, é colocá-lo na geladeira ou no freezer. Para
acelerar o processo de cozimento dos alimentos, isto é, a reação química,
aumenta-se a temperatura da chama do fogão. Outro fator de grande importância
na velocidade de uma reação é a superfície de contato das substâncias.
Em nosso dia a dia, observamos várias reações químicas que acontecem com
maior ou menor velocidade
em virtude da superfície de contato. Vejamos a carne, por exemplo. A carne
na forma moída, geralmente, apresenta um prazo de validade menor do que a peça
inteira. Isso porque a superfície de contato na carne moída é muito maior do
que numa peça inteira. A partir desta constatação, pode-se concluir que a
reação de decomposição é mais veloz na forma moída. Portanto, quanto mais
fragmentados estiverem os reagentes, maior será a quantidade de partículas
que entrarão em contato, e assim, maior será a velocidade da reação
química.
AS REAÇÕES
QUÍMICAS FAZEM PARTE DO COTIDIANO
A fermentação é um conjunto de
reações químicas, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é
quebrada em compostos mais simples, liberando energia. Quando fazemos pães, observamos
que os ingredientes iniciais, como o fermento e a farinha, transformam-se em
pão
delicioso e
quentinho! A razão da água oxigenada, aquela que compramos em farmácia, formar
espuma é pelo fato de o sangue e as células terem a enzima catalase.
Quando a água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na
presença da enzima, acaba se transformando em água (H2O) e gás oxigênio(O2). A espuma são bolhas de oxigênio puro, liberadas por
nosso corpo.O tempo, a superfície de contato e a temperatura são
alguns fatores importantes para a velocidade das reações químicas.
1 - Escreva duas reações químicas que se realizam mais
rapidamente na presença de luz.
2 - O ______________, a _________________________ e a ____________________são
fatores importantes para a velocidade das reações químicas.
3 - A carne, na forma moída, geralmente, apresenta um prazo
de validade ____________(maior/menor) do que a peça inteira. Isso porque a
superfície de contato na carne moída é muito____________________ (maior/menor)
do que numa peça inteira.
4 - Quando fazemos pães, observamos que os ingredientes
iniciais se transformam em um delicioso
e quentinho pão! Que reação química ocorre na produção do
pão? ______________________.
5 - A água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na presença da
enzima_________________, e transforma em_______________________ e
_______________________.
- Leia sua apostila da página 175 e 176.
Registre em seu caderno os exercícios da página 175 e 176.
Registre em seu caderno um esquema colorido sobre as ECOLIXEIRAS indicando as diferenças específicas sobre as cores e destinos do lixo; registre em seu caderno um comentário sobre a importância do cuidado com o lixo Urbano, residencial e industrial.
Registre um grupo de fotos sobre sua atividade com uma explicação simples!
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO:
Identifique-se com seu nome completo e turma.
Acesse os
links motivadores:
http://ecolixeiras2012.blogspot.com/2012/05/significado-das-cores-das-lixeiras.html
http://silescorsin.blogspot.com/2012/04/texto-reciclagem.html
Acesse os
vídeos motivadores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário