Marc Ferrez Ciências 7º ANO

Ciências 2024: Galáxias,  Estrelas e Planetas

Hoje já sabemos: os humanos gostam de olhar para o céu! 

Você já se perguntou "POR QUE"? 

Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:

1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?

2. Em que os NAVAJOS acreditavam?

3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?

4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?

5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:

6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a  LUZ demora pra chegar na Terra? 

7.Qual é a velocidade da luz no vácuo?  8. O que é ANO-LUZ?

9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?

https://starwalk.space/pt/infographics/star-life-cycle

Fatos rápidos sobre o Sol

  • Nome oficial: Sol
  • Nomes alternativos: Sol, Hélio
  • Designações de catálogo: Nenhuma
  • Tipo de estrela: anã amarela
  • Magnitude aparente: -26.74
  • Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
  • Luminosidade: 3.828×10²⁶ W  .  Raio: 695.700 km
  • Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
  • Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos 
  • Distância da Terra: 149 milhões km 
  • Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
  • Que tipo de estrela é o Sol?

O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.

Qual o tamanho do Sol?

O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.

Quão quente é o Sol?

A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.

As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.

Camadas do Sol

Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.

Camadas internas:

  • Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
  • Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
  • Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.

Camadas externas:

  • Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
  • Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
  • Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
  • Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.

Atividade Remota- 25-10-24

Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima 

Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163

1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?

2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?

3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?

4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:

5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.

6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula

Rio, 16.10.24   quarta - (Continuação)

Problematização:

1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.

2. O que é o SOLSTÍCIO?

3. O que é o EQUINÓCIO?

4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)

5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)

Rio, 21.10.24 segunda-feira 

Problematizando....

1. Você se lembra da LUA CHEIA de uma noite escura? Faça em uma folha ofício uma representação de uma lembrança de uma LUA SINISTRA e conte uma pequena estória que se relaciona com essa LUA.

2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?

Rio, 23.10.24 

3. Quais são as fases da LUA?

4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:

5. Qual é o perigo de um eclipse solar?

6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:

7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?

8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:


VAMPIRAS DE AMORES

Ciências 2024

Gabarito prova da 3º Bimestre - 7º ANO (SETEMBRO/2024)


Escola Municipal Marc Ferrez – 7º ANO – TURMA 170___ - SME/RJ 

Disciplina: Ciências - 3º B - Professor: Ivonilton Fonseca - Data:___


Cartão Resposta:

1. (B)

2. (B)

3. (B)

4. (B)

5. (B)

6. (B)

7. (B)

8. (B)

9. (B)

10. (B)

 

11. ( X) Falso  (  ) Verdadeiro

12. (  ) Falso  ( X ) Verdadeiro

13. (X) Falso  (  ) Verdadeiro

14. (  ) Falso  ( X) Verdadeiro

15. ( X) Falso  (   ) Verdadeiro

 

16. Letra (  A ) > Nº (  2 )

      Letra (  B ) > Nº (  1  )

      Letra (  C ) > Nº (  3  )

 

17. Letra (  A ) > Nº (  3  )

      Letra (  B ) > Nº (  2  )

      Letra (  C ) > Nº ( 1  )

 

18. Letra (  A  ) > Nº (  4  )

      Letra (  B  ) > Nº (  2  )

      Letra (  C  ) > Nº (  1  )

      Letra (  D  ) > Nº (  3  )

 

19. Letra ( A ) > Nº (  1  )

      Letra (  B ) > Nº (  2 )

      Letra (  C ) > Nº (  3 )

 

20. Letra (  A ) > Nº (  1  )

      Letra (  B ) > Nº (  2 )

      Letra (  C  ) > Nº ( 3  )

 

21. Esquematizar a TORRE de Densidade e o Arco-íris de DENSIDADE no verso do cartão resposta:

 


Respostas das questões discursivas:

22. Separação de Misturas:
Se você misturar sal em água e areia, qual método de separação de misturas seria mais adequado para recuperar o sal?

Peneiração? Filtração e evaporação? Destilação simples? Ou Decantação?

Porque:
A mistura de sal, água e areia pode ser separada usando filtração e evaporação. Primeiro, a filtração é usada para separar a areia, já que ela é insolúvel na água. Depois, a evaporação é aplicada para separar o sal dissolvido na água, pois a água evapora e o sal permanece.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Imagine uma mistura de água salgada com areia de praia. Filtrando a areia e depois evaporando a água, o sal será recuperado.


23. Densidade e Flutuação:
Um objeto tem densidade de 0,8 g/cm³. Ele flutuará ou afundará ou ficará em suspensão na água?

Flutuará? Afundará? Ou Ficará em suspensão?

Porque:
Ele flutuará na água porque a densidade da água é de aproximadamente 1,0 g/cm³. Objetos com densidade menor que a da água tendem a flutuar.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma bolinha de plástico leve flutua em uma bacia de água, enquanto uma bola de metal afunda.


24. Mistura Homogênea:
Qual das seguintes soluções é uma característica de uma mistura homogênea?

Possui duas ou mais fases visíveis? Os componentes não podem ser separados fisicamente? Ou os componentes estão uniformemente distribuídos?

Porque:
Os componentes de uma mistura homogênea estão uniformemente distribuídos, e é impossível distinguir suas diferentes partes a olho nu. A solução é uniforme em toda a sua extensão.
Dê exemplos (esquematize no verso):
Exemplo: Uma solução de açúcar em água, onde o açúcar se dissolve completamente e não pode ser visto a olho nu.



++++++++++++
Aula Virtual
ATIVIDADES - Substâncias e Misturas(7º ANO)
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV)
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/I-RlxfEvDOg
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/U0LbDogajz8
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/bD5uBDXUYFUYsmua8
++++++++++

Aula  virtual - Ciências
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º ANO
ORIENTAÇÕES:
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º)
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/fg0yr-iE1TA
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/C6SzM6O3HdQ
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/TnR2BYGw5jA
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/qhHQXd7ZQCnvUkEn8

Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.


https://youtu.be/kmudNOKhw6U?si=s7PoeVaWXSyDs2pl
Ecomorfologia do Aedes aegypti
Acesse o link para o curso gratuito sobre o Mosquito:
=====================
Ciências 2021

Boas Vindas 2021!
Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS!
+++++++++++
1702 e 1703
1ª Semana-Aula 20-Ciências: 02 a 06 agosto 2021/Movimentos da Terra
Atividade 1
Habilidades trabalhadas: Reconhecer através de modelos e maquetes os movimentos da Terra
ORIENTAÇÕES:
Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima.
Neste vídeo, a professora apresenta de revisão:
“Movimentos da Terra” > https://youtu.be/w7mzLMXDmGA
Nesse outro vídeo a professora Larisse Timóteo apresenta:
A dança dos astros: movimentos da Terra > https://youtu.be/cXDiAoXCtE8
Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdr3KWUWnlEPOb24iTMQtPFvCtVz4BJ4UiAORS1THDKSS4UCQ/viewform
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Estude bem!
+++++++++++
Aula 17-Ciências> 28 junho a 02 julho
ATIVIDADES - Máquinas Simples (Revisão 7º ANO) 7º ANO
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ
2. Vídeo 2 - Atividade B >Leia as páginas 44 de sua apostila
3. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/KVsC2Wrq3YXkqqwQ8
++++++++++
Aula 16 - Ciências 21 a 25 junho
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º ANO) 1702 1703
ORIENTAÇÕES:
Leia as páginas 43, 46 e 47 da sua apostila.
Assista aos vídeos postados nessa atividade.
ATIVIDADES - Sistema Nervoso e Sensorial (7º ANO) 1702 1703
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/fg0yr-iE1TA
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/C6SzM6O3HdQ
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/TnR2BYGw5jA
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/qhHQXd7ZQCnvUkEn8
++++++++++
Aula 15 - Ciências 14 a 18 junho

ATIVIDADES - Transformações(Revisão 8º ANO) 8º ANO , 7º ANO e PEJA 151 e 152
1- Atividade A (RioEducanaTV) > https://youtu.be/SnmIpgVX3pI
2. Formulário Avaliativo > https://forms.gle/y7Tzz6asjvpV2q6g9

++++++++++

Aula 14 - Ciências IBF 07 a 11 junho 2021

Questionário ALIKE > https://forms.gle/RYDFBKdGzcS5VYzs6

Bom dia!
Esta semana é para vocês responderem algumas perguntas sobre o curta Alike. Quem não pôde assistir, deixei disponível aqui no formulário. Quem já assistiu é uma ótima oportunidade de ver novamente. Que todos estejam bem e bons estudos!

Orientações
1) Assistam com calma e fiquem atentos aos detalhes.
2) Observem as cenas.
3) Após assistirem, respondam no formulário seu entendimento sobre a animação.
4) Leiam com muita atenção as perguntas.

++++++++++++
Aula 13 -31 maio a 04 junho
ATIVIDADES - Substâncias e Misturas(7º ANO) 1702 1703
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV)
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/I-RlxfEvDOg
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/U0LbDogajz8
4. Formulário Avaliativo https://forms.gle/bD5uBDXUYFUYsmua8
++++++++++
Aula 12- Semana de 24 de maio a 28 maio 2021
ATIVIDADES - Conhecendo a água no Planeta (7º ANO) 1702 1703
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) Transformação da Matéria> https://youtu.be/tbhVF9Lmx2I
2. Vídeo 2 - Atividade B (Esyá tudo Misturado)-> https://youtu.be/gZ-c80ncex0
3. Vídeo 3 - Atividade C (Ciclo da Água )-> https://youtu.be/rBY4UPF4S2c
4. Pesquisa Complementar
Separação de Misturas > https://youtu.be/X5OWOAp7t-I
Tratamento de Esgoto > https://youtu.be/E3I74m_fQqA
Tratamento de Água > https://youtu.be/idBC580zCNY
5. Formulário Avaliativo -> https://forms.gle/uj8mTaxPjKU61Jrp8
++++++++

Aula11- SEMANA DE 17 a 21 de maio 2021 A (REVISÃO 6º ANO) 7º ANO
ATIVIDADES– Planeta ÁGUA (MATERIAL COMPLEMENTAR)
A maior reserva mundial de água doce potável do mundo! Onde está toda essa água?
As águas “escondidas” no subsolo.
A. O que é um Aquífero?
B. Aquíferos brasileiros:
C. Alter do chão:
D. Aquífero Guarani
https://www.youtube.com/watch?v=embTw1Rq5DI


+++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 10 - SEMANA DE 10 A 14 maio 2021 
ATIVIDADES – Interações do Ser Humano (7º ANO) 1702 1703 
1. Vídeo 1- Atividade A (RioEducanaTV) https://youtu.be/QndEdsXVMFY 
2. Vídeo 2 - Atividade B https://youtu.be/GykS4PMSTrc 
3. Vídeo 3 - Atividade C https://youtu.be/T8UH402P0dM 
4. Formulário Avaliativo presencial e/ou On Line 
++++++++++

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS

Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Aula 9- O Ponto em que Estamos...ainda!

Aula 9 - SEMANA DE 03 a 07 maio (Semana de Avaliação)

Esperamos que todos estejam bem e principalmente com saúde!!
Essa semana ainda estamos em período de avaliação, mas não é por isso que vamos deixar de nos cuidar e nos prevenir contra o Coronavírus. Lembrem-se: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!! E o número de infectados e mortes continua muito alto no Brasil e no Rio de Janeiro.
 Simulação produzida pela Universidade Aalto que fica na Finlândia.
O vídeo com a simulação não está em português e não tem legenda. Mas não se preocupe, nós preparamos uma explicação para vocês lerem antes de assistir ao vídeo.
Se mesmo após ler a explicação e assistir ao vídeo você tiver dúvidas é só entrar em contato pelo Google Classroom ou pelo E-mail do professor.
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE
1º) Leia a explicação que preparamos:
Os pesquisadores estudaram como partículas de aerossóis extremamente pequenas emitidas pelo trato respiratório ao tossir, espirrar ou mesmo falar são transportadas no ar. Essas partículas podem transportar o coronavírus se a pessoa estiver contaminada. Mesmo que essa pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum sintoma da doença.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre as prateleiras, como aquelas encontradas em supermercados; e levando em consideração a ventilação.
O resultado mostra a nuvem de aerossol que se espalha para fora da vizinhança imediata da pessoa que tosse e se dilui no processo. No entanto, isso pode levar vários minutos. “Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e ir embora, mas depois deixa partículas de aerossol extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem então ir parar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades.
Texto com modificações extraído de:

2º) Assista à simulação dos pesquisadores da Universidade Aalto sobre a transmissão do coronavírus.

Após assistir ao vídeo fica evidente a importância do uso de máscara!!
3º) Verifique se você está se protegendo e protegendo as pessoas que convivem com você respondendo ao quiz que preparamos para vocês.

Cada questão respondida tem uma explicação para te ajudar a esclarecer alguma dúvida.
Ah! Tem vídeos para relembrar os cuidados necessários para prevenir a COVID-19.

Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net

+++++++++++++++++++++++++
Aula 8 - CIÊNCIAS - 7º ANO 1702 1703
Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV |

Atividade 2–Vídeo 2- https://youtu.be/2DpHTE12JVc
Atividade 3 – Vídeo 3 - Fósseis - https://youtu.be/W6nTgcrGaeE
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/RoqsLtR2Mwt7es9w6
Pesquisa sobre AS ROCHAS > https://youtu.be/8kLr71pxvoo


O Ponto em que Estamos!
Queriiiiidos Alunos(as)!
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
https://forms.gle/jhKHkESgE62TAV9k9
Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net
+++++++++++++++++++++++++
Aula 7 - CIÊNCIAS - 7º ANO 1702 1703 7ª SEMANA – 19 a 23 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
Turma 1702
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net
Turma 1703
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma
Aula 7- SEMANA DE 19 A 23 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)

Atividade 1 - AULA RIOEDUCA NA TV Tempo histórico, biológico e geológico– Ciências - 7º Ano – Revisão do 6º Ano https://youtu.be/ZKO93Mt6pUM
https://youtu.be/utgWf-sqM-4
Atividade 2 – Vídeo 1- Escala do Tempo Geológico> https://youtu.be/J6qZBj2PzUY
Atividade 3 – Por que a sombra Muda? > https://youtu.be/ekSQMwuyLCg
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHF1CHYbuIiuD46A2H7hEpxkhgOy_UVwfqBwYMS9KDtlMRdA/viewform
+++++++++++++++
Aula 6 - CIÊNCIAS - 7º ANO 1702 1703 6ª SEMANA – 12 a 16 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
Turma 1702
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net

Turma 1703
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net

PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 tempos por turma

Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV | Interações do ser humano– Ciências - 7º Ano
https://youtu.be/QndEdsXVMFY
Atividade 2 - Vídeo 2 –Relógio de Sol https://youtu.be/n38Ei-8Wqy0
Atividade 3 - Vídeo 3 – Invenções da humanidade > https://youtu.be/dflEQfyA1q8
Atividade 4 - Formulário Interativo>
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGLBJOOWgawLaC-QijAkNuEPazZSBpQlMRE-ogSgXTCuPacA/viewform
++++++++++++++
Atividade 5 - CIÊNCIAS - 7º ANO 1702 1703 5ª SEMANA – 05 a 09 de abril. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta
Revisão I: Por que a sombra muda
Prof Frederico
Revisão II: Tempo histórico, biológico e Geológico
Apresentação da Prof Gilda Mazzei
Prof Silverter
Em seguida, responda o FORMULÁRIO ON LINE:
https://forms.gle/ii6TFsqWhcn7XDkz6
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte
email ivoniltonfonseca@rioeduca.net.
Estude bem!

++++++++++++++++++++++++++++
Atividade 4 - CIÊNCIAS - 7º ANO 1702 1703 4ª SEMANA – 22 a 26 Março. CIÊNCIAS – PROFº IBF ORIENTAÇÕES:
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta de revisão:
2º) Em seguida, responda o Formulário de Avaliação:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte
email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net. Estude bem!

++++++++++++++++++++++

Atividade 3 - 2021 CIÊNCIAS - Revisão de Ciências(Vírus e Vacinas)
3ª SEMANA – 15 a 19 Março.
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE: A Picadinha para Combater o Corona Vírus
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo, o professor apresenta de revisão:
 “A Picadinha para Combater o Corona Vírus".

Corona Vírus: Alerta ambiental

2º) Em seguida, responda

 Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte email: ivoniltonfonseca@rioeduca.net

Estude bem!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ATIVIDADE 02 - 2021
2ª SEMANA(A) – 08 a 12 DE MARÇO(* agora será Atividade II)
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Gilda:
2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“As Camadas do Planeta Terra”.
3º) Em seguida, responda:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Estude bem!

++++++++++++++++++++++
ATIVIDADE 02(B) - 2021
2ª SEMANA – 01 A 05 DE MARÇO(* agora será Atividade I)
CIÊNCIAS – PROFº: Ivonilton B F
7º ANO
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:
2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“Tipos de Rochas”.
3º) Em seguida, responda:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail
Estude bem!
++++++++++++++++++++++
ATIVIDADE 01 - 2021
1ª SEMANA – 22 a 26 FEV
CIÊNCIAS – Profº: IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE 01:
1º) Assista ao vídeo da Profª Rafaela Lima:

2º) Neste vídeo, a professora apresenta o assunto da nossa primeira aula de revisão:
“A Terra e suas Camadas”.
3º) Em seguida, responda:
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Agora, vamos jogar?
Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!
Ex: IvoniltonBF2021 1702 ou 1703

ENDEMIA EPIDEMIA PANDEMIA

Agora, vamos jogar?

Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF 1702 ou 1703

Terrário e Ecossistemas

Estude Bem!

++++++++++++++++++++++++

Ciências 2021

Primeiras Postagens do ANO!

RIOEDUCA na TV

Marc Ferrez-Ciências(2021) 1702 1703 

Use um leitor de QR code ou acesse https://pwa.app.vc/smecarioca pelo celular

Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

Em  breve teremos nossa sala de aula virtual no Google Classroom! Aguardem!

Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020

(18 FEV)
Fósseis

Ciências e Tecnologia

Tire as Dúvidas-6º ao 9º ano

Aprofundamento dos estudos

1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.


3. Ao final  tire uma foto das perguntas e respostas e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

++++++++++++++++++++

Aprofundamento dos estudos

Revisão de Ciências II -6º ANO

(24 FEV)

1. Agora, acesse o link 7 ºANO 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA, resolva em seu caderno de Ciências os exercícios das páginas ;
2. Acesse o link  6ºANO 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA e faça a revisão dos exercícios páginas !
++++++++++++++++++++++++++

Atividade II Ciências - Avaliação Diagnóstica

Entre no GAME com seu NOME seguidas  das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma!

Ex: IvoniltonBF2021

ENDEMIA EPIDEMIA PANDEMIA 

++++++++++++++++++++
Semana de 01Mar a 05 Mar
As Rochas(Revisão do 6º Ano)

++++++++++++++++++++++++++
3ª Semana 03 Março 
Tira Dúvidas do 6º ao 9º ANO
Ciências



Nenhum comentário:

Postar um comentário