Ciências 2024: Galáxias, Estrelas e Planetas
Você já se perguntou "POR QUE"?
Leia atentamente as páginas 254 e 255 do livro de Ciências(9º ANO)! Agora, responda:
1. Por que cada sociedade, historicamente, tem uma explicação diferente para tudo que há no céu?
2. Em que os NAVAJOS acreditavam?
3. O que diz a Mitologia Grega sobre o Céu?
4. O que os Romanos contavam sobre em sua Mitologia?
5. Escolha 6 planetas do sistema solar e dê a explicação mitológica para seus nomes:
6. Qual é a distância da Terra ao Sol? Quanto tempo a LUZ demora pra chegar na Terra?
7.Qual é a velocidade da luz no vácuo? 8. O que é ANO-LUZ?
9. Como os cientistas estudam as estrelas? 10. Por que as estrelas cintilam tanto no céu?
https://starwalk.space/pt/infographics/star-life-cycle
Fatos rápidos sobre o Sol
- Nome oficial: Sol
- Nomes alternativos: Sol, Hélio
- Designações de catálogo: Nenhuma
- Tipo de estrela: anã amarela
- Magnitude aparente: -26.74
- Massa: 2 x 10³⁰ kg, cerca de 333.000 massas terrestres
- Luminosidade: 3.828×10²⁶ W . Raio: 695.700 km
- Temperatura da superfície: ~5.600 ° C
- Composição: 71% hidrogênio, 27% hélio, 2% outros elementos
- Distância da Terra: 149 milhões km
- Período de rotação: 25 dias terrestres no equador e 35 dias terrestres nos polo
- Que tipo de estrela é o Sol?
O Sol é uma estrela G2 V, comumente conhecida como anã amarela. A designação "G2" indica que está na segunda categoria da classe amarela G, com uma temperatura de superfície de cerca de 5800 K. O "V" refere-se ao seu status como uma estrela da sequência principal.
Qual o tamanho do Sol?
O Sol é o objeto mais grande do nosso Sistema Solar, estendendo-se cerca de 695.700 km de seu centro até a superfície. Ele representa 99,86% da massa total do Sistema Solar e é tão grande que poderia conter cerca de 1,3 milhão de Terras! Em termos do universo, no entanto, é considerado uma estrela de tamanho médio. Algumas estrelas são tão pequenas quanto um décimo do tamanho do Sol, enquanto outras podem ser mais de 700 vezes maiores.
Quão quente é o Sol?
A temperatura do Sol varia dramaticamente, de cerca de 15 milhões ° C em seu núcleo a cerca de 5.600 ° C em sua superfície. Embora a superfície seja "mais fria", ainda é tão quente que nenhum sólido ou líquido pode se formar ali, então o Sol realmente não tem uma superfície sólida de forma alguma. Então, mesmo que de alguma forma você pudesse tolerar o calor, você não poderia ficar em pé no Sol.
As temperaturas cósmicas podem ser extremas demais para imaginar. Dê uma olhada em nosso infográfico Termômetro do Sistema Solar para ter uma ideia de quão quente (ou frio) elas podem realmente ser.
Camadas do Sol
Embora o Sol possa parecer uma esfera caótica e fervente, ele é na verdade altamente estruturado e composto por camadas distintas, divididas em camadas internas e externas.
Camadas internas:
- Núcleo: A parte mais quente do Sol, com temperaturas alcançando até 15 milhões de °C. É a principal fonte de energia do Sol.
- Zona de radiação: Esta camada é responsável por transferir energia das reações nucleares do núcleo para a zona de convecção através da radiação.
- Zona de convecção: Uma camada na qual a energia é transportada para a fotosfera através de correntes de convecção de gases aquecidos e resfriados.
Camadas externas:
- Fotosfera: A superfície aparente do Sol, que emite a maior parte da luz que chega diretamente à Terra.
- Cromosfera: Uma camada de plasma acima da fotosfera, caracterizada por características como filamentos e proeminências. Tem um tom vermelho devido ao seu alto conteúdo de hidrogênio, visível apenas na borda do Sol durante um eclipse solar total.
- Região de transição: Uma camada muito fina, com cerca de 100 km de espessura, onde a temperatura aumenta bruscamente de 20.000 K na cromosfera superior para mais de 2 milhões de K na coroa.
- Coroa: A camada mais externa do Sol e sua estrutura mais grande e menos densa, composta de plasma que escapa para o espaço. O vento solar carrega material da coroa para o meio interplanetário. A coroa é visível da Terra apenas durante um eclipse solar total.
Atividade Remota- 25-10-24
Rio, 14.10.2024 Ciências - A Terra e o Clima
Problematizando... Livro de 8 º ANO pág. 138 a 163
1. Observe atentamente a imagem da página 138! O que você percebe e sente com esse impacto ambiental?
2. Em sua opinião, quais são as “ações antrópicas” que provocam uma imagem como essa?
3. Observe a figura 6.3 e 6.4 da página 141! Esquematize a “Rosa dos ventos” e explique por que quem está no SUL, LESTE OU OESTE do planeta não está caindo?
4. Explique a LEI DA GRAVITAÇÃO Universal:
5. Esquematize a experiência da demonstração da ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO da TERRA, página 143.
6. Reúna sua equipe de trabalho (mais 1, ou 2 colegas) e monte sua demonstração da Rotação e translação da TERRA. > próxima aula
Rio, 16.10.24 quarta - (Continuação)
Problematização:
1. Esquematize a posição relativa da Terra em relação ao SOL: (10x10cm) pág. 144.
2. O que é o SOLSTÍCIO?
3. O que é o EQUINÓCIO?
4. Esquematize a posição relativa da Terra no solstício e no equinócio (pag. 147)
5. Esquematize a variação da incidência dos raios solares no inverno e verão: (pag. 148)
Rio, 21.10.24 segunda-feira
Problematizando....
2. Por que a LUA é tão cantada em prosa e verso em as partes da Terra?
Rio, 23.10.24
3. Quais são as fases da LUA?
4. Esquematize uma ECLIPSE SOLAR:
5. Qual é o perigo de um eclipse solar?
6. Esquematize uma ECLIPSE LUNAR:
7. A exploração da LUA: O que sabemos sobre a veracidade desse fato?
8. Qual será a próxima missão para a LUA? Assista o vídeo! Explique:
VAMPIRAS DE AMORES
Ciências 2021
Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS
1ª SEMANA - PEJA II 161 e 162
Estudo Dirigido sobre ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS
ATIVIDADE:
Assista os vídeos postados junto com essa aula.
LINKs: >https://www.youtube.com/watch?v=OZRxG2FIg7g
>https://youtu.be/hWdOZcDzjt4
Copie as perguntas em seu caderno e responda.
PERGUNTAS:
1) Quantos tipos de átomos existem no universo?
2) Como é possibilitada toda diversidade de matéria presente no universo?
3) Como é um átomo em equilíbrio (ou neutro)?
4) O que são elementos químicos?
5) Como os elementos químicos são formados?
6) Quantos elementos químicos conhecemos? Quantos elementos químicos são encontrados naturalmente no nosso planeta?
7) Como se comportam os átomos de um mesmo elemento químico em uma reação química?
8) Como representamos cada tipo de átomo ou de elemento químico?
Aula 17-Ciências- 28 junho a 02 julho
ATIVIDADE- (Revisão avaliativa) 9ª ANO e PEJA 161 162
ORIENTAÇÕES:
Esta atividade é de revisão dos conteúdos estudados no 2º bimestre.
As questões são referentes às atividades 1 a 6.
Muita calma e atenção ao responder as questão.
Faça revisão dos vídeos das atividades anteriores.
ESTUDEM PARA A AVALIAÇÃO!
Link da atividade: https://forms.gle/R9u9Lf9KWrNpFAMi6
+++++++++++++++++++++
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS?
Beleza!
ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores!
ACERTE a resposta e passe para a próxima seção!
Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances;
https://forms.gle/sMrJ1tWjLqYyNPxQ6
ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Usinas de geração de energia elétrica | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano
Atividade 2 – Matrizes Elétricas> https://youtu.be/ycRaRoMGY2g
Atividade 3 – Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis> https://youtu.be/bdgYTLW4ec4
Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/qQWT1Ky34me8zdRCA
Atividade 1 - AULA RIOEDUCA NA TV Circuitos
elétricos | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano
Atividade 2 – Matriz Energética do Brasil> https://youtu.be/p-bGDXEfBAo
Atividade
3 – Transformação de Energia> https://youtu.be/6FFjh9O0KXc
Atividade 4 - Formulário Interativo – Correntes Elétricas>
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04
por turma
Atividade 1 -AULA RIOEDUCA NA TV Fontes e tipos de energia | Rioeduca na TV – Ciências
Atividade 2 - Vídeo 2 - O que é eletricidade> https://youtu.be/ExD1QEFhh7Q
Atividade
3 - Vídeo 3 - Fontes e Tipos de Energias> https://youtu.be/6DF3GpAfJOU
Atividade
4 - Formulário Interativo – Eletricidade>
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRVbcwzyKzZH5LF6gBMeCPUXun2wABgxd9P0vETBE9kCfoWg/viewform
1. Como podemos definir Potência?2. Quais são os tipos de aparelhos que mais consumem energia numa casa? Por quê?3. Qual é a fórmula matemática para o cálculo de consumo elétrico de um aparelho elétrico?4. Considere uma casa com 2 chuveiros elétricos, duas TVs, 2 geladeiras, 2 freezers, e 20 lâmpadas. Cada aparelho com 6000,600,60 e 60 de Potência cada, respectivamente. Todos foram ligados por 60 minutos. A companhia elétrica cobra 60 centavos por KWh. Qual o custo diário dessa casa? E, se ficassem ligadas 6horas por dia, qual seria o consumo mensal?
2º) Em seguida, responda o Formulário:
3º) Agora, vamos Jogar!?
https://kahoot.it/challenge/06612787?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1614975783375
Anote suas dúvidas para perguntar ao professor no seguinte e-mail:
Estude bem!
++++++++++++
Atividade 3(B) - Revisão de Ciências
3ª SEMANA – 08 a 12 Março
CIÊNCIAS
ORIENTAÇÕES: Matizes Elétricas
1º) Assista ao vídeo da Profº Leonardo Timbó. Neste vídeo, a professora apresenta de revisão: “Matrizes elétricas”.
https://youtu.be/ycRaRoMGY2g
2º) Em seguida, responda:
Copie para seu caderno as atividades da página 42 do Caderno de Ciências ON LINE e responda as perguntas!
Entre no GAME com seu NOME seguidas das letras iniciais Maiúsculas de seu SOBRENOME e sua turma! Ex: IvoniltonBF2021 161 ou 162
++++++++++++++++++++
Primeiras postagens 2021
1ª Atividade 1ª Semana(22 FEV a 05 MAR)
Aprofundamento dos estudos
ORIENTAÇÕES:A LUA e suas fases
1. Assista as vídeos-aulas!2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto das perguntas e respostas e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO:1. Como podemos definir a LUA? Qual sua origem?2. O que é a face oculta da LUA? Por quê isso existe?3. Esquematize os MOVIMENTOS DA LUA com uma breve descrição de cada um deles:4. As fases da LUA influenciam nossas vidas aqui na TERRA? Como e Por quê?5. Ao observar a LUA estando nos hemisférios SUL e depois no hemisfério NORTE, observamos o mesmo aspecto da LUA? Por quê?++++++++++++++++++++
Climas e biomas | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano – Revisão do 8º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário