Sejam Bem-vindos! Sou o professor de Ciências Ivonilton de Barros Fonseca e trabalho na Escola Municipal Marc Ferrez e Profº Lourenço Filho(PEJA). Esse momento de Acolhimento no início do ano letivo de 2021 é muito especial, e ainda em plena Pandemia de Covid19, exige de todos nós muita responsabilidade e atitude consciente para assumir o compromisso de continuarmos atentos e juntos nessa luta em busca de conhecimento e superação! Estamos trabalhando muito para trazer as possibilidades do ensino remoto e presencial para todos nossos alunos! Muita força e determinação, coragem e disposição para seguir em frente! Somos UM, somos NÓS
++++++++++++
Aula 20- Ciências: 02 a 06 de agosto 2021 1ª SEMANA - PEJA II 161 e 162 Estudo Dirigido sobre ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS ATIVIDADE: Assista os vídeos postados junto com essa aula. LINKs: >https://www.youtube.com/watch?v=OZRxG2FIg7g >https://youtu.be/hWdOZcDzjt4 Copie as perguntas em seu caderno e responda. PERGUNTAS: 1) Quantos tipos de átomos existem no universo? 2) Como é possibilitada toda diversidade de matéria presente no universo? 3) Como é um átomo em equilíbrio (ou neutro)? 4) O que são elementos químicos? 5) Como os elementos químicos são formados? 6) Quantos elementos químicos conhecemos? Quantos elementos químicos são encontrados naturalmente no nosso planeta? 7) Como se comportam os átomos de um mesmo elemento químico em uma reação química? 8) Como representamos cada tipo de átomo ou de elemento químico?
++++++++++++ Aula 17-Ciências- 28 junho a 02 julho ATIVIDADE- (Revisão avaliativa) 9ª ANO e PEJA 161 162 ORIENTAÇÕES: Esta atividade é de revisão dos conteúdos estudados no 2º bimestre. As questões são referentes às atividades 1 a 6. Muita calma e atenção ao responder as questão. Faça revisão dos vídeos das atividades anteriores. ESTUDEM PARA A AVALIAÇÃO! Link da atividade: https://forms.gle/R9u9Lf9KWrNpFAMi6
Aula 9 - SEMANA DE 03 a 07 maio (Semana de Avaliação)
Esperamos que todos estejam bem e principalmente com saúde!!
Essa semana ainda estamos em período de avaliação, mas não é por isso que vamos deixar de nos cuidar e nos prevenir contra o Coronavírus. Lembrem-se: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!! E o número de infectados e mortes continua muito alto no Brasil e no Rio de Janeiro.
Simulação produzida pela Universidade Aalto que fica na Finlândia.
O vídeo com a simulação não está em português e não tem legenda. Mas não se preocupe, nós preparamos uma explicação para vocês lerem antes de assistir ao vídeo.
Se mesmo após ler a explicação e assistir ao vídeo você tiver dúvidas é só entrar em contato pelo Google Classroom ou pelo E-mail do professor.
ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE
1º) Leia a explicação que preparamos:
Os pesquisadores estudaram como partículas de aerossóis extremamente pequenas emitidas pelo trato respiratório ao tossir, espirrar ou mesmo falar são transportadas no ar. Essas partículas podem transportar o coronavírus se a pessoa estiver contaminada. Mesmo que essa pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum sintoma da doença.
Os pesquisadores modelaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre as prateleiras, como aquelas encontradas em supermercados; e levando em consideração a ventilação.
O resultado mostra a nuvem de aerossol que se espalha para fora da vizinhança imediata da pessoa que tosse e se dilui no processo. No entanto, isso pode levar vários minutos. “Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e ir embora, mas depois deixa partículas de aerossol extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem então ir parar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades.
Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas:
ivoniltonfonseca@rioeduca.net
+++++++++++++++++++++
PLANO DE ATIVIDADES REMOTAS
Nº TEMPOS POR SEMANA: 04 por turma
Aula 8 - SEMANA DE 25 A 29 abril (Revisão para Avaliação Bimestral)
Queriiiiidos Alunos(as)!
Vamos descobrir como AVALIAR nossas APRENDIZAGENS? Beleza! ORIENTAÇÕES: Antes de começar, faça uma revisão das aulas anteriores! ACERTE a resposta e passe para a próxima seção! Se você ERRAR, não se preocupe! Você terá mais três chances; https://forms.gle/sMrJ1tWjLqYyNPxQ6
Se precisar pode entrar em contato com o professor para tirar dúvidas: ivoniltonfonseca@rioeduca.net Atividade 1 – AULA RIODUCA naTV | Usinas de geração de energia elétrica | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano Atividade 2 – Matrizes Elétricas> https://youtu.be/ycRaRoMGY2g Atividade 3 – Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis> https://youtu.be/bdgYTLW4ec4 Atividade 4 - Formulário Interativo> https://forms.gle/qQWT1Ky34me8zdRCA
+++++++++++++++
Aula 7 - CIÊNCIAS - PEJA II 161 e 162
7ª SEMANA – 19 a 23 abril.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:
A partir dessa semana todos alunos devem acessar a Sala de Aula virtual. Clique link abaixo:
👐
Observação Importante:
Você precisa fazer o LOGIN em seu navegador de internet em sua conta Rioeduca.net
2. Quais são os tipos de aparelhos que mais consumem energia numa casa? Por quê?
3. Qual é a fórmula matemática para o cálculo de consumo elétrico de um aparelho elétrico?
4. Considere uma casa com 2 chuveiros elétricos, duas TVs, 2 geladeiras, 2 freezers, e 20 lâmpadas. Cada aparelho com 6000,600,60 e 60 de Potência cada, respectivamente. Todos foram ligados por 60 minutos. A companhia elétrica cobra 60 centavos por KWh. Qual o custo diário dessa casa? E, se ficassem ligadas 6horas por dia, qual seria o consumo mensal?
++++++++++++++++++++++++++++
Atividade 4 - CIÊNCIAS -
4ª SEMANA – 22 a 26 Março.
CIÊNCIAS – PROFº IBF
ORIENTAÇÕES
1º) Assista ao vídeo. Neste vídeo temos uma revisão de Ciências:
Primeiros vídeos aulas da RIOEDUCANATV de Ciências de Revisão 2020
Revisão de Ciências I - 8º ANO
Avanços da Ciências e o método científico/ RioEduca na TV -Ciências- PEJAII
As estações do ano | RioEduca na TV - Revisão Ciências - 8º Ano
(18 FEV)
1ª Atividade 1ª Semana(22 FEV a 05 MAR)
Aprofundamento dos estudos
ORIENTAÇÕES:A LUA e suas fases
1. Assista as vídeos-aulas!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto das perguntas e respostas e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1. Como podemos definir a LUA? Qual sua origem?
2. O que é a face oculta da LUA? Por quê isso existe?
3. Esquematize os MOVIMENTOS DA LUA com uma breve descrição de cada um deles:
4. As fases da LUA influenciam nossas vidas aqui na TERRA? Como e Por quê?
5. Ao observar a LUA estando nos hemisférios SUL e depois no hemisfério NORTE, observamos o mesmo aspecto da LUA? Por quê?
++++++++++++++++++++
Revisão de Ciências II -8º ANO Climas e biomas | Rioeduca na TV – Ciências - 9º Ano – Revisão do 8º Ano
(24 FEV)
1. Agora, acesse o link 1º Bimestre MATERIAL RIOEDUCA, resolva em seu caderno de Ciências os exercícios das páginas 43 e 49;
Nenhum comentário:
Postar um comentário