(2020)Marc Ferrez-Ciências 1802 1803

20ª Atividade 34ª Semana(14 Nov a 18 Dez)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

ORIENTAÇÕES: Fluxos oceânicos e atmosféricos

Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeos:
Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

PERGUNTAÇÃO:
1. O que ocorre no fenômeno da Maritimidade?
2. Por que ocorre o fenônemo da Continentalidade?
3. Explique porque é fácil perceber a AMPLITUDE TÉRMICA em um ambiente?
4. Dê DOIS exemplos de cidades no MUNDO que sofrem o fenômeno da Maritimidade e Continentalidade, respectivamente:

=================================

19ª Atividade 33ª Semana(07 Nov a 11 Dez)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

ORIENTAÇÕES:Energia Eólica

MCE final 07 dez a 11 dez : Acesse o link para a Leitura de Texto e Imagens para resolução dos exercícios(páginas 4 e 5)!

https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca2020#/web/22808404

Audio aula: Professora Haydè Lima- Ouça e aprenda!
https://anchor.fm/materiaiscariocas/episodes/ENERGIA-ELICA-A-MAIS-LIMPA-DO-PLANETA--HAYDE-LIMA--Cincias--8--ano--Semana-07-12-2020-encsag

Acesse os vídeos, registre osa aspectos importantes!

https://youtu.be/DyXWMo_CAus

https://youtu.be/xiXKy_mTSJQ

Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeos:
3. Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1) Quais são as duas formas básicas de se gerar energia?
2) Como é que uma usina nuclear produz energia?
3) Quais são as vantagens de produzir energia utilizando uma usina nuclear?
5) De onde vem a maior parte da energia consumida no nosso país?
6) Como uma usina termelétrica gera energia?
7) Quais são as desvantagens de uma usina termelétrica?
8) Qual a maior usina hidrelétrica do mundo e onde ela se localiza?
9) Como funcionam os dois tipos de coletores de energia solar? E quais são as vantagens dessa forma de geração de energia?
10) Como funciona a geração de eletricidade pela energia eólica? E quais são as suas vantagens e desvantagens?

++++++++++++++++++++
18ª Atividade 32ª Semana(30 Nov a 04 Dez)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

ORIENTAÇÕES:A LUA e suas fases

1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Como podemos definir a LUA? Qual sua origem?
2. O que é a face oculta da LUA?Por quê isso existe?
3. Esquematize os MOVIMENTOS DA LUA com uma breve descrição de cada um deles:
4. As fases da LUA influenciam nossas vidas aqui na TERRA? Como e Por quê?
5. Ao observar a LUA estando nos hemisférios SUL e depois no hemisfério NORTE, observamos o mesmo aspecto da LUA? Por quê?
++++++++++++++++++++
17ª Atividade 31ª Semana(23 Nov a 27 Nov)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

Consumo consciente de energia elétrica. É possível calcular!

ORIENTAÇÕES:

1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.


3. Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Como podemos definir Potência?
2. Quais são os tipos de aparelhos que mais consumem energia numa casa?Por quê?
3. Qual é a fõrmula matemática para o cálculo de consumo elétrico de um aparelho elétrico?
4. Considere uma casa com 2 chuveiros elétricos, duas TVs, 2 geladeiras, 2 freezers, e 20 lâmpadas. Cada aparelho com 6000,600,60 e 60 de Potência cada, respectivamente. Todos foram ligados por 60 minutos. A companhia elétrica cobra 60 centavos por KWh. Qual o custo diário dessa casa? E,se ficassem ligadas 6horas por dia,qual seria o consumo mensal?
++++++++++++++++++++

16ª Atividade 30ª Semana(16 Nov a 20 Nov)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

Transformações de Energia

ORIENTAÇÕES:

1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.

3. Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO inversa:
1. Como podemos definir ENERGIA?
2. Quais são os tipos de ENERGIA?
3. Qual é o principio da conservação da Energia?
4. Cite quatro tipos diferentes de transformações de Energia:  
++++++++++++++++++++
15ª Atividade 29ª Semana(09 Nov a 11 Nov)

1ª UNIDADE DE APRENDIZAGEM

ORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.

3. Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:
1) Quais são as duas formas básicas de se gerar energia?
2) Como é que uma usina nuclear produz energia?
3) Quais são as vantagens de produzir energia utilizando uma usina nuclear?
5) De onde vem a maior parte da energia consumida no nosso país?
6) Como uma usina termelétrica gera energia?
7) Quais são as desvantagens de uma usina termelétrica?
8) Qual a maior usina hidrelétrica do mundo e onde ela se localiza?
9) Como funcionam os dois tipos de coletores de energia solar? E quais são as vantagens dessa forma de geração de energia?
10) Como funciona a geração de eletricidade pela energia eólica? E quais são as suas vantagens e desvantagens?
++++++++++++++++++++
14ª Atividade 28ª Semana(03 Nov a 06 Nov)
1° Unidade de Aprendizagem/SME
Tema: AS ZONAS CLIMÁTICAS DO PLANETA e  MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE

Assista agora uma AUDIO aula sobre o tema com a professora Haydée Lima!
Acesse o LINK aqui Material de Complementação Escolar  e leia o texto de Ciências e faça os exercícios.
Ao final  tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net

++++++++++++++++++++
13ª Atividade 27ª Semana(26 Out a 30 Out)

MUITA ATENÇÃO>>>

A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à
Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 26 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 27ª. 
Usem máscaras, mantenham hábitos preventivos constantes! Protejam-se!

Acesse toda reorganização Curricular Carioca no link da plataforma TEAMS de sua TURMA!

TEMA:Endemias, epidemias e pandemias!
Problematizando...

LEITURA DE TEXTO(extraído do Facebook do professor Jorge Santos para fins educativos)
A defesa da vacinação obrigatória tem um motivo: loucos por aí, ignorantes fundamentais, criaram teorias delirantes de que vacinas matam.
Por exemplo, uma súcia que se diz defensora de um modo de vida saudável acha por bem não vacinar os filhos, porque um médico desonesto, nos anos 80, disse que a vacina contra o sarampo provocava autismo. Resultado: o sarampo voltou a crescer e matar.
Só uma pergunta: se a vacina contra a pólio não fosse obrigatória, não veríamos crianças de muletas, andando com dificuldade ou entrevadas numa cadeira de rodas?
E a vacina contra a varíola? Se não fosse obrigatória, ainda veríamos mortos ou com a cara marcada de sulcos.
Não é obrigatória a vacinação contra o tifo, a coqueluche, a tuberculose? Procure ver o mal que causam...
Em resumo: sem vacinas, essas doenças matam! Ah, e a meningite? Não precisa de vacina? Você gostaria de ver seu filho morto ou, sobrevivendo, retardado para sempre?
Sabe por que a vacina tem que ser obrigatória? Porque se EU não tomar, posso MORRER ou, infectando, posso MATAR pessoas.
Eu posso escolher MORRER, mas não posso MATAR os outros.
Se vivemos em sociedade, escolhas individuais podem ser aceitas, MAS não a ponto de matar outras pessoas.
Ou a COVID-19 é uma ficção? As pessoas usam máscaras por quê? Moda?
Ah,sim, pergunte a uma pessoa que tenha parentes e amigos lutando contra a Covid... Elas estão glorificando o Senhor ou em desespero por uma vida que pode acabar?
Pense bem antes de ser contra a vacinação obrigatória.
Aos olhos de Deus e perante a sociedade, tenho eu o DIREITO de matar , quando posso evitar?
Coloquei DEUS porque são pessoas cristãs que mais se opõem, curiosamente mandando às favas o "ama ao próximo como a ti mesmo"...
Jorge Santos
Professor aposentado
23/10/2020

Agora responda:

O que você pensa sobre OBRIGATORIEDADE de VACINAÇÃO?
Concorda ou Discorda?
Por quê?
Apresente sua considerações enviando essas respostas para o e-mail do professor Ivonilton
ivoniltonfonseca@rioeduca.net 

E agora para relaxar...

Vamos Hackear o conhecimento sobre este TEMA da Unidade de Aprendizagem 1 (2020-2021)
com mais um GAME do KAHOOT! Divirta-se e Aprenda mais!PARTICIPE!
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivonilton
ivoniltonfonseca@rioeduca.net 
LINK:    ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA
===================================================================

12ª Atividade 26ª Semana(19 Out a 23 Out)

Aproveite e faça um Tour pelo Museu Nacional!
O Museu Nacional é a instituição de história natural mais antiga do Brasil fundada em junho de 1818 pelo rei D. João VI de Portugal, Brasil, e Algarve. Originalmente era chamado de Museu Real pois quando a família real migrou para o Brasil, todo seu império foi transferido, tornando Portugal e Algarve parte do Reinado do Brasil. Logo depois, o museu foi usado para estimular a pesquisa científica no reinado.

Ao fim do século XIX, o Museu Nacional começou a investir nas áreas de antropologia, paleontologia, e arqueologia, refletindo as preferências pessoais de Sua Majestade, o Imperador D. Pedro II (1825-1891). O Imperador era um ávido cientista amador e um apoiador entusiasmado de todas as vertentes científicas, tendo ele próprio contribuído com diversas coleções inclusive doando artefatos do egito antigo que ele adquiriu durante diversas de suas viagens ao exterior. Como um resultado deste esforço, o Museu Nacional foi modernizado e se tornou o mais importante museu de história natural e de ciências sociais da América do Sul.

Após o término da tarefa envie comentários  para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).

Agora teste seus conhecimentos!
O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE O CORONAVÍRUS?

Em 2020, o mundo parou por conta deste vírus tão desconhecido quanto letal. Informação e Cuidado. Essas ainda são as armas que temos contra este inimigo invisível. O Professor Ivonilton está convidando toda a Comunidade Escolar da Marc Ferrez a conhecer um pouco mais sobre o Coronavírus. Use máscara!

Origem do Corona vírus👀

Após o término da tarefa envie comentários  para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
------------------------------------------------------------

11ª Atividade 25ª Semana(12 Set a 16 Out)
Experiências simples de CIÊNCIAS! Divirta-se EM CASA!!!

Aprendendo e se divertindo após a SEMANA DA CRIANÇA!

Com a ajuda de um responsável, vocês podem escolher um dos experimentos do vídeo para tentar fazer na casa de vocês. E caso vocês queiram filmar e compartilhar a experiência com o seu Professor envie o seu vídeo para o e-mail> ivoniltonfonseca@rioeduca.net


Após o término da tarefa envie comentários  para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
----------------------------------------------------------------------------------------

10ª Atividade 24ª Semana(05 Set a 09 Out)👀

Dia 09 de Outubro 14hs! 

"Meeting" de Ciências com o Professor Ivonilton para tirar dúvidas e bater um papo!

Apresentação de Jogos Educativos para as atividades de Ciências com o Professor Ivonilton Fonseca.


VAMOS BRINCAR e Estudar!
Acesse o LINK do KAHOOT
------------------------------------------------------------------------------------------------------

9ª Atividade 23ª Semana(28 Set a 02 Out)

👀
Dia 02 de Outubro 14hs!
Meeting de Ciências com o Professor Ivonilton!
Revisão e Correção das Atividades com o Professor Ivonilton Fonseca.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ª ATIVIDADE -22ª SEMANA – 21 Set a 25 Set - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca

Continuação...

Novos Vídeo Motivadores: ASSUNTO: Sexualidade Humana!

Material de apoio: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

https://www.todamateria.com.br/sistema-reprodutor-masculino/?fbclid=IwAR0fibOSA2rSqknEnIzx7w_Xyxzj34e8PmcHFdfAgZ-tHDIsZ5uduaIcvJA

Faça um breve resumo sobre o Tema SEXUALIDADE HUMANA e a responsabilidade que a PUBERDADE traz a vida de um adolescente! Ilustre sua narrativa com imagens da Internet (registre a fonte com um LINK). Após o término da tarefa, PRINT ou fotografe seu trabalho e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7ª ATIVIDADE -21ª SEMANA -14 Set a 18 Set - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca

Novos Vídeo Motivadores:

ASSUNTO: APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
Material de apoio: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

https://www.todamateria.com.br/sistema-reprodutor-masculino/?fbclid=IwAR0fibOSA2rSqknEnIzx7w_Xyxzj34e8PmcHFdfAgZ-tHDIsZ5uduaIcvJA

Crie um desenho livre, ou esquema ou imagem da Internet (registre a fonte com um LINK) sobre o Aparelho Reprodutor Masculino. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6ª ATIVIDADE -20ª SEMANA -08 Set a 11 Set - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca

Novos Vídeo Motivadores:

ASSUNTO: Adaptações morfológicas e comportamentais dos animais à variação de três fatores abióticos: LUZ, ÁGUA e TEMPERATURA



Material de apoio: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

Crie um desenho livre, ou esquema ou imagem da Internet (registre a fonte com um LINK) sobre a importância dos fatores ABIÓTICOS para os seres vivos. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Dúvidas?

Envie para o e-mail do professor Ivonilton> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5ª ATIVIDADE -19ª SEMANA -31/08 a 04/09 - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca

Vamos lá! Ainda dá tempo de acessar o  Diagnose Processual de Aprendizagens de Ciências

TEMA DA SEMANA: REVISÃO:

Novos Vídeo Motivadores:

O CLIMA PODE SER ALTERADO PELO SER HUMANO?

Material de apoio:http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

Acesse a página 201 da apostila. Pense na pergunta abaixo:

Enumere os quatro principais fatores que podem alterar o clima e uma região?

E para cada fator, crie um desenho livre, ou esquema ou imagem da Internet(registre a fonte com um LINK) sobre esses fatos. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton> ivoniltonfonseca@rioeduca.net

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

4ª ATIVIDADE -18ª SEMANA -24 A 28 DE AGOSTO- CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca.

Vamos lá! Ainda dá tempo de acessar o  Diagnose Processual de Aprendizagens de Ciências

TEMA DA SEMANA: O CLIMA PODE SER ALTERADO PELO SER HUMANO?

Material de apoio: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

Acesse a página 201 da apostila. Pense na pergunta abaixo:

Enumere os quatro principais fatores que podem alterar o clima e uma região?

E para cada fator, crie um desenho livre, ou esquema ou imagem da Internet(registre a fonte com um LINK) sobre esses fatos. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net

ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Vídeo Motivador:https://youtu.be/V-v3wTK_KpI



https://ensinoremotodeciencias.blogspot.com/p/escola-municipal-marc-ferrez-8-ano-1801.html 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ª ATIVIDADE -17ª SEMANA -17 A 21 DE AGOSTO- CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca.

Assunto: Diagnose Processual de Aprendizagens de Ciências

Acesse o link acima e responda ao questionário!

Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.

Material de apoio:http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

https://ensinoremotodeciencias.blogspot.com/p/escola-municipal-marc-ferrez-8-ano-1801.html 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª ATIVIDADE – 16ª SEMANA -10 A 14 DE AGOSTO- CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca.

8ª ANO - Turma: 1801(somente P.V) e 1802 e 1803 Escola Municipal MARC FERREZ

https://ensinoremotodeciencias.blogspot.com/p/escola-municipal-marc-ferrez-8-ano-1801.html

Assunto: Atividade Humanas que causam Aquecimento Global

Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo, e comece seus estudos da página 199 e 200.

Material de apoio:

http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4879.pdf

Acesse o vídeo motivador:

Reflita sobre a pergunta da página 200 da apostila!

Registre em seu caderno e responda:


1. Quais são os principais gases do Efeito Estufa?

2. Quais são as atividades citadas no vídeo que emitem CO2 e contribuem para o aquecimento global?

3. Agora cite a atividade usada como exemplo de emissão de outros gases.

4. Quais são as consequências do Aquecimento Global de acordo com o vídeo?

5. Quais são os países que mais emitem GEE (Gases do Efeito Estufa)?

6. De que maneira é possível limitar as mudanças climáticas? Cite todas as ações mencionadas no vídeo.

7. De que maneira cada de um nós pode contribuir para a redução da emissão de GEE ajudando a limitar as mudanças climáticas?


Em seguida, copie e responda no seu caderno as perguntas da página da apostila. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1ª Atividade do 2º Semestre 2020

CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca.

8ª ANO - Turma: 1801(somente P.V) e 1802 e 1803 Escola Municipal MARC FERREZ


15ª Semana: 03/08 a 07/08/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário