19ª Atividade 27ª Semana(14 a 18 Dez)
2° Unidade de Aprendizagem/SME
Meio Ambiente e efeito EstufaORIENTAÇÕES:
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe para o e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
PERGUNTAÇÃO:1.Quais são os gases de efeito estufa?2.Quais são as consequências do Efeito Estufa na Terra?3. Por que a presença dos GEE(gases de Efeito Estufa) aumentou nos últimos anos?4. Quais são as principais atividades que provocam esse aumento?5. Atualmente existem alternativas para evitar o Aquecimento Global?
Pesquisa: Leia a reportagem e faça uma resenha sobre o TEMA:
+++++++++++++++++++
18ª Atividade 26ª Semana(07 a 11 Dez)
2° Unidade de Aprendizagem/SME
Radiação a serviço da SaúdeORIENTAÇÕES:
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Defina radiação:2. Qual objetivo da Medicina Nuclear?3.Quais são os exames de radiação nuclear?4. Por quê utilizamos a radiação Nuclear?5. É possível utilizar a radiação para outros objetivos?Quais?6. A frequência ionizante e não ionizante tem as mesmas consequências ?Explique:+++++++++++++++++++
17ª Atividade 25ª Semana(30 Nov a 04 Dez)2° Unidade de Aprendizagem/SMEPropagação do SOMORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o SOM?2. Defina:a. Onda Sonorab. Frenquência3. O que é comprimento de onda?Faça um esquema demonstrativo:4. Que meios favorecem a transmissão das ondas sonoras?Existem diferentes velocidades para esse fenômeno?5. O que é o ECO? Como alguns seres vivos, inclusive os humanos utilizam a REVERBERAÇÃO do SOM?+++++++++++++++++++16ª Atividade 24ª Semana(23 Nov a 27 Nov)1° Unidade de Aprendizagem/SMEMAGNETISMOORIENTAÇÕES:
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.netPERGUNTAÇÃO inversa:1. Qual foi a primeira informação que vc aprendeu sobre o Magnetismo?2. Defina:a. imãb. campo magnético3. O que é uma substância ferromagnética?Dê exemplo:4. O que é uma substância diamagnética?Dê exemplos:5. O que é o alumínio em relação ao imã?+++++++++++++++++++15ª Atividade 23ª Semana(09 Nov a 11 Nov)1° Unidade de Aprendizagem/SMEORIENTAÇÕES:1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.3. Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
PERGUNTAÇÃO:1. O que é uma REAÇÂO QUÍMICA?2. O que são REAGENTES?3. O que são PRODUTOS?4. O que diz a LEI DA CONSERVAÇÂO DAS MASSAS?5. O que diz a LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES?6. Descreva a equação química da formação da água indicando quem são os reagentes e qual é o produto.7. Cite 5 possíveis evidências de transformação química.++++++++++++++++++++
14ª Atividade 22ª Semana(03 Nov a 06 Nov)1° Unidade de Aprendizagem/SMETEMA: 5 MITOS RELACIONANADOS À VACINAÇÃOAssista agora uma AUDIO Aula com a professora Érika Fernandes sobre o Tema! Acesse o LINK aqui Material de Complementação Escolar , leia o texto de Ciências, faça os exercícios.Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
13ª Atividade 21ª Semana(26 Out a 30 Out)
MUITA ATENÇÃO>>>
A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 20 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 21ª. Usem máscaras, mantenham hábitos preventivos constantes! Protejam-se!
Acesse toda reorganização Curricular Carioca no link da plataforma TEAMS de sua TURMA!
TEMA:Endemias, epidemias e pandemias!Problematizando...
LEITURA DE TEXTO(extraído do Facebook do professor Jorge Santos para fins educativos)A defesa da vacinação obrigatória tem um motivo: loucos por aí, ignorantes fundamentais, criaram teorias delirantes de que vacinas matam.Por exemplo, uma súcia que se diz defensora de um modo de vida saudável acha por bem não vacinar os filhos, porque um médico desonesto, nos anos 80, disse que a vacina contra o sarampo provocava autismo. Resultado: o sarampo voltou a crescer e matar.
Só uma pergunta: se a vacina contra a pólio não fosse obrigatória, não veríamos crianças de muletas, andando com dificuldade ou entrevadas numa cadeira de rodas?
E a vacina contra a varíola? Se não fosse obrigatória, ainda veríamos mortos ou com a cara marcada de sulcos.
Não é obrigatória a vacinação contra o tifo, a coqueluche, a tuberculose? Procure ver o mal que causam...
Em resumo: sem vacinas, essas doenças matam! Ah, e a meningite? Não precisa de vacina? Você gostaria de ver seu filho morto ou, sobrevivendo, retardado para sempre?
Sabe por que a vacina tem que ser obrigatória? Porque se EU não tomar, posso MORRER ou, infectando, posso MATAR pessoas.
Eu posso escolher MORRER, mas não posso MATAR os outros.
Se vivemos em sociedade, escolhas individuais podem ser aceitas, MAS não a ponto de matar outras pessoas.
Ou a COVID-19 é uma ficção? As pessoas usam máscaras por quê? Moda?
Ah,sim, pergunte a uma pessoa que tenha parentes e amigos lutando contra a Covid... Elas estão glorificando o Senhor ou em desespero por uma vida que pode acabar?
Pense bem antes de ser contra a vacinação obrigatória.
Aos olhos de Deus e perante a sociedade, tenho eu o DIREITO de matar , quando posso evitar?
Coloquei DEUS porque são pessoas cristãs que mais se opõem, curiosamente mandando às favas o "ama ao próximo como a ti mesmo"...
Jorge Santos
Professor aposentado
23/10/2020
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
1. Assista os vídeos postados junto com esse estudo dirigido!
2. Copie as perguntas em seu caderno e responda com base no vídeo.
14ª Atividade 22ª Semana(03 Nov a 06 Nov)
MUITA ATENÇÃO>>>
A partir do dia 19 de outubro até o dia 23 de dezembro de 2020, trabalharemos com as atividades escolares referentes à Unidade de Aprendizagem 1 e 2. O ensino de Ciências permanece voltado para as reflexões suscitadas pela pandemia ainda em curso no Brasil. Vamos dialogar também com os eixos indicados pelo documento da SME RJ “Reorganização Curricular Carioca 2020-2021”. Até o momento, sugerimos 20 atividades de caráter complementar e reflexivo durante os 7 meses de isolamento social. Enviando hoje a 21ª.
Agora responda:
O que você pensa sobre OBRIGATORIEDADE de VACINAÇÃO?Concorda ou Discorda?Por quê?Apresente sua considerações enviando essas respostas para o e-mail do professor Ivoniltonivoniltonfonseca@rioeduca.net
E agora para relaxar...
Vamos Hackear o conhecimento sobre este TEMA da Unidade de Aprendizagem 1 (2020-2021)com mais um GAME do KAHOOT! Divirta-se e Aprenda mais!PARTICIPE!
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivoniltonivoniltonfonseca@rioeduca.net
LINK: ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA===================================================================
Atenção> Escreva seu nome e turma para identificação!
Ao fim do game copie a tela e cole no corpo do texto ou anexe no e-mail do professor Ivonilton
LINK: ENDEMIA>EPIDEMIA>PANDEMIA
12ªAtividade 20ª Semana(19 Out a 23 Out)
O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE O CORONAVÍRUS?
Em 2020, o mundo parou por conta deste vírus tão desconhecido quanto letal. Informação e Cuidado. Essas ainda são as armas que temos contra este inimigo invisível. O Professor Ivonilton está convidando toda a Comunidade Escolar do PEJA I e II da Escola Professor Lourenço Filho a conhecer um pouco mais sobre o Coronavírus. Use máscara!
Origem do Corona vírus👀
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados)-----------------------------------------------------------------------------
11ª Atividade 19ª Semana(12 Set a 16 Out)
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL?Você conhece bem o o espaço real ou TERRITÓRIO Brasileiro? Você sabe a diferença entre MAPA e Território?Como estão seus conhecimentos sobre o Coronavírus? Venha testar seus conhecimentos!O Professor Ivonilton está convidando você e sua família para treinar os seus conhecimentos em dois jogos bem divertidos!Bom Jogo!!!LINKS DOS JOGOS:
PARTICIPE! Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).------------------------------------------------------------------------
10ª Atividade 18ª Semana(05 Set a 09 Out)
👀
Dia 09 de Outubro 14hs! "Meeting" de Ciências com o Professor Ivonilton para tirar dúvidas e bater um papo!
Apresentação de Jogos Educativos para as atividades de Ciências com o Professor Ivonilton Fonseca.
VAMOS BRINCAR e Estudar!Acesse o LINK do KAHOOTReações Químicas
https://kahoot.it/challenge/885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1602014889377
------------------------------------------------------------------------------------------
9ª Atividade 17ª Semana(28 Set a 02 Out)
CONTINUAÇÃO...
Acesse novos vídeos motivadores:
NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Material de apoio:
http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5ª ATIVIDADE – 13ª SEMANA -31/08 a 04/09 - CIÊNCIAS – Profº Ivonilton de Barros Fonseca
Turma 161 e 162
Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?
Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens
Remotas 1
Acesse o link acima e responda ao questionário!
TEMA DA SEMANA: REVISÃO do TEMA
FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES
Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?Material de apoio:
Vamos rever a DIAGNOSE PROCESSUAL DAS APRENDIZAGENS REMOTA?
Assunto: Diagnose processual das Aprendizagens Remotas 1 Acesse o link acima e responda ao questionário!.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas? Envie um e-mail para o professor!
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
TEMA DA SEMANA:
FUNÇÕES QUÍMICAS: QUEM É QUEM NO MUNDO DAS TRANSFORMAÇÕES
Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresenta, entre si, propriedades semelhantes devido à presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecê-las. Algumas delas são: ácidos, bases, óxidos e sais
Acesse o caderno pedagógico virtual a partir do link abaixo e comece seus estudos, copie PARA SEU CADERNO E RESPONDA O EXERCÍCIO da página 178.
Material de apoio: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4883.pdf
Acesse o link acima e responda ao questionário!
Em seguida, copie e responda no seu caderno as perguntas.
Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
9ª SEMANA - DE 03/08 A 07/08/2020
PEJA II - Turma: 161 e 162
Acesse o link abaixo e responda a Autoavaliação do Ensino remoto de Ciências em Pandemia de COVID-19.
Dúvidas?
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Acesse o caderno pedagógico virtual do 1º Semestre a partir do link abaixo, e comece seus estudos da página....
O LIXO E AS REAÇÕES QUÍMICAS SE PROCESSAM COM VELOCIDADES DIFERENTES
Uma observação corriqueira, em nosso dia a dia, é o fato de que um aumento da temperatura sempre acarreta um aumento na velocidade das reações químicas. O melhor modo para conservação de alimentos, isto é, diminuir o processo da reação química, é colocá-lo na geladeira ou no freezer. Para acelerar o processo de cozimento dos alimentos, isto é, a reação química, aumenta-se a temperatura da chama do fogão. Outro fator de grande importância na velocidade de uma reação é a superfície de contato das substâncias. Em nosso dia a dia, observamos várias reações químicas que acontecem com
maior ou menor velocidade em virtude da superfície de contato. Vejamos a carne, por exemplo. A carne na forma moída, geralmente, apresenta um prazo de validade menor do que a peça inteira. Isso porque a superfície de contato na carne moída é muito maior do que numa peça inteira. A partir desta constatação, pode-se concluir que a reação de decomposição é mais veloz na forma moída. Portanto, quanto mais fragmentados estiverem os reagentes, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, e assim, maior será a velocidade da reação química.
AS REAÇÕES QUÍMICAS FAZEM PARTE DO COTIDIANO
A fermentação é um conjunto de reações químicas, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é quebrada em compostos mais simples, liberando energia. Quando fazemos pães, observamos que os ingredientes iniciais, como o fermento e a farinha, transformam-se em pão
delicioso e quentinho! A razão da água oxigenada, aquela que compramos em farmácia, formar espuma é pelo fato de o sangue e as células terem a enzima catalase. Quando a água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na presença da enzima, acaba se transformando em água (H2O) e gás oxigênio(O2). A espuma são bolhas de oxigênio puro, liberadas por nosso corpo.O tempo, a superfície de contato e a temperatura são alguns fatores importantes para a velocidade das reações químicas.
1 - Escreva duas reações químicas que se realizam mais rapidamente na presença de luz.
2 - O ______________, a _________________________ e a ____________________são fatores importantes para a velocidade das reações químicas.
3 - A carne, na forma moída, geralmente, apresenta um prazo de validade ____________(maior/menor) do que a peça inteira. Isso porque a superfície de contato na carne moída é muito____________________ (maior/menor) do que numa peça inteira.
4 - Quando fazemos pães, observamos que os ingredientes iniciais se transformam em um delicioso
e quentinho pão! Que reação química ocorre na produção do pão? ______________________.
5 - A água oxigenada (H2O2) entra em contato com um ferimento, na presença da enzima_________________, e transforma em_______________________ e _______________________.
- Leia sua apostila da página 175 e 176.
Registre em seu caderno os exercícios da página 175 e 176.
Registre em seu caderno um esquema colorido sobre as ECOLIXEIRAS indicando as diferenças específicas sobre as cores e destinos do lixo; registre em seu caderno um comentário sobre a importância do cuidado com o lixo Urbano, residencial e industrial.
Registre um grupo de fotos sobre sua atividade com uma explicação simples!
Envie para o e-mail do professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma.
Acesse os links motivadores:
http://ecolixeiras2012.blogspot.com/2012/05/significado-das-cores-das-lixeiras.html
http://silescorsin.blogspot.com/2012/04/texto-reciclagem.html
Acesse os vídeos motivadores:
PEJA II – E.M Profº Lourenço Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário