19ª Atividade 34ª Semana(14 Dez a 18 Dez)1° Unidade de aprendizagem/SMEMeio Ambiente: Sobrevivencialismo
Refletindo como identificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia!
Gases como o carbono poluem o meio ambiente e provocam o efeito estufa, acelerando as mudanças climáticas. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução"A meta de redução de 2015 era baseada no Segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Já a meta atual tem como base o Terceiro Inventário, que atualizou o valor absoluto dos gases emitidos em 2005 de 2,1 bilhões de toneladas para 2,8 bilhões de toneladas de gases emitidos" - Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do ClimaLeia a reportagem toda no link:Faça uma resenha sobre a importância do Acordo de Paris para as nossas vidas em 2030.Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Gases como o carbono poluem o meio ambiente e provocam o efeito estufa, acelerando as mudanças climáticas. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
"A meta de redução de 2015 era baseada no Segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Já a meta atual tem como base o Terceiro Inventário, que atualizou o valor absoluto dos gases emitidos em 2005 de 2,1 bilhões de toneladas para 2,8 bilhões de toneladas de gases emitidos" - Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do ClimaLeia a reportagem toda no link:
Faça uma resenha sobre a importância do Acordo de Paris para as nossas vidas em 2030.
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
...............................................................................
18ª Atividade 33ª Semana(07 Dez a 11 Dez)REVISÃO : 1° Unidade de aprendizagem/SMETema: Desenvolvimento Socioemocionais
Refletindo como identificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia!Crie um PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL simples sobre o TEMA :CAMINHO ADIANTE
Crie um PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
simples sobre o TEMA :
CAMINHO ADIANTE
Prepare retângulos de papel ofício ou de caderno com as palavras abaixo e monte sua atividade:
Caminho adiante(ponto de saída)
Baú do tesouro( Sonhos, projetos de Vida)
Plano de desenvolvimento Pessoal
Competência Socioemocional POTÊNCIA( Qual é a sua?)
Competência Socioemocional DESAFIO( Qual é a sua?)
Responda o que vc já fez que deu certo até aqui:---------
PARE, OLHE E SIGA( Parada estratégica) SETAS ---> Qual é a necessidade de autoregulação que vc precisa para alcançar seus objetivos?
O que NÃO ESTÁ dando certo?
Como resolver de modo diferente para dar mais um passo? Qual é minha prioridade?
AUTOCONFIANÇA, RESPIRAR e INSPIRAR
AUTOREFLEXÃO( HACKEAR A REALIDADE)
MINDSET, MISSÃO prioritária
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
Gases como o carbono poluem o meio ambiente e provocam o efeito estufa, acelerando as mudanças climáticas. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
...............................................................................
17ª Atividade 32ª Semana(30 Nov a 04 Dez)
1° Unidade de aprendizagem/SME
Tema: Desenvolvimento Socioemocionais
Refletindo como identificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia!Crie um PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL simples sobre o TEMA :CAMINHO ADIANTE
Crie um PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
simples sobre o TEMA :
CAMINHO ADIANTE
Prepare retângulos de papel ofício ou de caderno com as palavras abaixo e monte sua atividade:
Caminho adiante(ponto de saída)
Baú do tesouro( Sonhos, projetos de Vida)
Plano de desenvolvimento Pessoal
Competência Socioemocional POTÊNCIA( Qual é a sua?)
Competência Socioemocional DESAFIO( Qual é a sua?)
Responda o que vc já fez que deu certo até aqui:---------
PARE, OLHE E SIGA( Parada estratégica) SETAS ---> Qual é a necessidade de autoregulação que vc precisa para alcançar seus objetivos?
O que NÃO ESTÁ dando certo?
Como resolver de modo diferente para dar mais um passo? Qual é minha prioridade?
AUTOCONFIANÇA, RESPIRAR e INSPIRAR
AUTOREFLEXÃO( HACKEAR A REALIDADE)
MINDSET, MISSÃO prioritária
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
...............................................................................
16ª Atividade 31ª Semana(23 Nov a 27 Nov)
1° Unidade de aprendizagem/SME
Tema: MAPAS MENTAIS
Refletindo como indetificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia!Crie uma MAPA MENTAL simples sobre o TEMA :Raciamo Estrutural
Crie uma MAPA MENTAL simples sobre o TEMA :
Raciamo Estrutural
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
...............................................................................
15ª Atividade 30ª Semana(16 Nov a 20 Nov)
1° Unidade de aprendizagem/SME
Tema: DIREITOS HUMANOS(I)
Refletindo como indetificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia! 1.O que são DIREITOS HUMANOS?2.O que são ODS?Por que são importantes?3.O que é a AGENDA VERDE?4.Como o meu projeto de vida pode estar relacionado ao desenvolvimento sustentável?
1.O que são DIREITOS HUMANOS?
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
https://youtu.be/EjHYXq6pIpc
https://youtu.be/CEVZbf1Pudk
...............................................................................
14ª Atividade 29ª Semana(09 Nov a 11 Nov)
1° Unidade de aprendizagem/SME
Tema: Como EU ESCOLHO?
Refletindo como indetificar valores e aspectos que levamos em conta no dia a dia!
O que é EMPATIA?
O que é ASSERTIVIDADE?
Como alcançar essas competências?
O que é um Projeto de Vida?Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados)................................................................................
O que é um Projeto de Vida?
13ª Atividade 28ª Semana(03 Nov a 06 Nov)
1° Unidade de aprendizagem/SME
Tema: ESPAÇO DE SER
Acesse o LINK aqui Material de Complementação Escolar e leia o texto de Ciências e faça os exercícios.
Ao final tire uma foto e cole no corpo do texto do e-mail ou anexe no e-mail e envie para o professor Ivonilton > ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Acesse a MULTIRIO para ler mais sobre...
16 grandes descobertas tecnológicas que impactaram o rumo da humanidade: Parte II
++++++++++++++++++++
16 grandes descobertas tecnológicas que impactaram o rumo da humanidade: Parte II
++++++++++++++++++++
12ª Atividade 27ª Semana(25 Out a 29 Out)
LEITURA DE IMAGEM: Racismo, Negro Não Retinto, Negro Retinto e Colorismo no OUTUBRO ROSA!
Dono de lanchonete em Goiânia diz que cliente proibiu entregador negro de entrar em condomínio de luxo e pediu 'motoboy branco'
Moradora enviou mensagem pedindo que outra pessoa fosse atendê-la: 'Não vou permitir esse macaco'. Gerente se recusou continuar atendimento após respostas e disse que iria registrar o caso na polícia; entregador lamentou: 'Dói muito'.
Moradora enviou mensagem pedindo que outra pessoa fosse atendê-la: 'Não vou permitir esse macaco'. Gerente se recusou continuar atendimento após respostas e disse que iria registrar o caso na polícia; entregador lamentou: 'Dói muito'.
Agora curta esse clip :
Beyoncé - Brown Skin Girl (Legendado) (Feat. WizKid, SAINt JHN)
Colorismo
COLORISMO. O colorismo, também conhecido como pigmentocracia, é a divisão e discriminação de pessoas negras pelo tom de suas peles. Esse efeito é bastante comum em países com colonização européia cujo desenvolvimento primário se baseou na exploração de pessoas africanas ESCRAVIZADAS. Consequentemente, acaba acontecendo devido a mistura de raças.
De forma simples, o colorismo cria uma escala de cor entre os negros, imputando cada vez mais racismo, preconceito e discriminação social para negros mais escuros. Já para negros miscigenados de pele mais clara, o desprivilégio diminui um pouco, são lhe dadas ALGUMAS vantagens sociais e um tratamento eufêmico como o de “morena” ou o famoso “olha, a gente é quase da mesma cor”;
Sendo assim, a negritude retinta é relegada à feiura, a desconfiança e a associação com a sujeira, a burrice e a violência.
Agora, vamos ao desafio do KAHOOT!
https://kahoot.it/challenge/03563904?challenge-id=885ef6e5-5f11-48d1-89d6-76b70a5e7ebf_1603855624045
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
===============================================================
11ª Atividade 26ª Semana(19 Out a 23 Out)
Experiências simples de CIÊNCIAS! Divirta-se EM CASA!!!
Aprendendo e se divertindo após a SEMANA DA CRIANÇA!
Com a ajuda de um responsável, vocês podem escolher um dos experimentos do vídeo para tentar fazer na casa de vocês. E caso vocês queiram filmar e compartilhar a experiência com o seu Professor envie o seu vídeo para o e-mail> ivoniltonfonseca@rioeduca.net
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).-------------------------------------------------------------
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-------------------------------------------------------------
10ªAtividade 25ª Semana(12 Out a 16 Out)
O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE O CORONAVÍRUS?
Em 2020, o mundo parou por conta deste vírus tão desconhecido quanto letal. Informação e Cuidado. Essas ainda são as armas que temos contra este inimigo invisível. O Professor Ivonilton está convidando toda a Comunidade Escolar da Marc Ferrez a conhecer um pouco mais sobre o Coronavírus. Use máscara!
Origem do Corona vírus👀
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).-----------------------------------------------------------------------------
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-----------------------------------------------------------------------------
9ª Atividade 24ª Semana(05 Set a 09 Out)
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL?Você conhece bem o o espaço real ou TERRITÓRIO Brasileiro? Você sabe a diferença entre MAPA e Território?Como estão seus conhecimentos sobre o Coronavírus? Venha testar seus conhecimentos!O Professor Ivonilton está convidando você e sua família para treinar os seus conhecimentos em dois jogos bem divertidos!Bom Jogo!!!LINKS DOS JOGOS:
PARTICIPE!
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Após o término da tarefa envie comentários para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
8ª Atividade 23ª Semana(28 Set a 02 Out)
👀
Dia 02 de Outubro 14hs!
Meeting de Ciências com o Professor Ivonilton!
Revisão e Correção das Atividades com o Professor Ivonilton Fonseca.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7ª ATIVIDADE – 22ª SEMANA - 21 A 25 DE
SETEMBRO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e
1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Assistir ao vídeo
no YouTube sobre o PROJETO DE VIDA
O FUTURO em 2025!
Em seguida,
escrever uma crítica sobre o TEMA O FUTURO EM 2025 ou 2050(VOCÊ acredita?? Está
preparado? Elabore uma crítica sobre isso de no mínimo 15 linhas e máximo de 30
linhas no seu caderno. Fotografe e envie para o email ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome
completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª ATIVIDADE – 21ª SEMANA - 14 A 18 DE SETEMBRO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e 1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Assistir ao vídeo no YouTube sobre o PROJETO DE VIDA!
Em seguida, escrever uma crítica sobre o TEMA. Mínimo 15 linhas e máximo de 30 linhas no seu caderno.Fotografe e envie para o email ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5ª ATIVIDADE – 20ª SEMANA - 07 A 11 DE SETEMBRO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca
Escola Municipal MARC FERREZ
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e 1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Assistir ao vídeo no YouTube sobre o MODERNISMO:
Link do vídeo:https://youtu.be/D8xQel1nhxgEm seguida, escrever uma crítica sobre o TEMA. Mínimo 15 linhas e máximo de 30 linhas no seu caderno.Fotografe e envie para o email ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4ª ATIVIDADE – 19ª SEMANA -31 A 04 DE SETEMBRO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca
Escola Municipal MARC FERREZ
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e 1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Assistir ao vídeo no YouTube sobre o Realismo e o Naturalismo:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-YFbeoqZiVQ
https://youtu.be/D8xQel1nhxg
Em seguida, escrever uma crítica sobre o TEMA. Mínimo 15 linhas e máximo de 30 linhas no seu caderno.Fotografe e envie para o email ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª ATIVIDADE – 18ª SEMANA -24 A 28 DE AGOSTO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca
Escola Municipal MARC FERREZ
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e 1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Acesse o vídeo :“A Importância de Manter o Equilíbrio Psicológico na Pandemia”: Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Je8Aq_mIANg
Acesse o vídeo :“A Importância de Manter o Equilíbrio Psicológico na Pandemia”:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Je8Aq_mIANg
Em seguida, escrever uma crítica sobre o TEMA. Mínimo 15 linhas e máximo de 30 linhas no seu caderno.
Fotografe e envie para o email ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
------------------------------------------------------------------------------
2ª ATIVIDADE – 17ª SEMANA -17 A 21 DE AGOSTO - PROJETO DE VIDA– Profº Ivonilton de Barros Fonseca - Escola Municipal MARC FERREZ
8º ANO - Turma: 1801, 1802 e 1803
9º ANO – Turma: 1901 e 1902
Número de mortos no Brasil pela Pandemia
Acesse o vídeo motivador:
https://www.youtube.com/watch?v=G0IuVGWga1g
Em seguida, escrever uma crítica sobre o patamar de mais de 100 mil mortos pela covid-19 no Brasil. Mínimo 15 linhas e máximo de 30 linhas no seu caderno. Após o término da tarefa, fotografe e envie para o e-mail ivoniltonfonseca@rioeduca.net
ATENÇÃO: Identifique-se com seu nome completo e turma (poste inclusive os exercícios atrasados).
1ª Atividade do 2º Semestre( 1ª Semana de 10 a 14 de Agosto).
Crianças no Brasil em diferentes momentos
Hoje estudaremos sobre as crianças no Brasil. Será que ser criança hoje é muito diferente de ser criança antigamente? Nessa aula vamos refletir sobre crianças e adolescentes no Brasil. Lembre-se, copie as perguntas e responda tudo no caderno. Depois, envie a foto das respostas no Google Sala de Aula.Na primeira parte do nosso roteiro de estudo você fará a pergunta abaixo para um de seus avós ou outros adultos mais idosos.
Questão 1 – Do que você brincava quando era criança?
Muitas brincadeiras de antigamente são diferentes das atuais. É possível que algumas sejam mais parecidas. Isso porque ao longo do tempo existem coisas que mudam muito e outras que mudam pouco ou quase não mudam.
Questão 2 – O que você (estudante) faz hoje (brincadeiras, hábitos...) que não existia para as crianças de 50 anos atrás?
Agora vamos analisar dois artigos (DOC. 1) de lei presentes no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Leia com atenção:
DOCUMENTO 1
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho (...)
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Agora responda:
Questão 3 – O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente?
Questão 4 – Entre no link da fonte e veja quando o ECA foi criado.
Questão 5 – Quais direitos o artigo 15 (Art. 15) garante?
Questão 6 – Quais direitos o artigo 53 (Art. 53) garante?
Agora assista ao vídeo (DOC. 2) e continue respondendo.
DOCUMENTO 2
Questão 7 – Qual o tema desse vídeo?
Questão 8 – Quais direitos as crianças que aparecem no vídeo não possuíam?
Questão 9 – Por que esses direitos são importantes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário